Mosqueiro recebe serviços de cidadania no final de semana

???????????????????????????????????????????A ilha de Mosqueiro terá uma programação diferenciada neste final de semana. É que a Prefeitura de Belém vai estar presente, a partir das 8h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Chaves, localizada na estrada que leva para a praia da Baía do Sol, com diversas ações envolvendo serviços como a emissão do cartão Passe Fácil e de carteira de trabalho, vacinação, atividades ao ar livre, apresentações musicais e palestras.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) vai levar até a população que mora ou frequenta a ilha o projeto Semob na Comunidade, oferecendo serviços de emissão do cartão Passe Fácil Estudantil, Passe Fácil Sênior, Passe Fácil Especial, credenciamento para estacionamento preferencial, orientações para taxistas e sobre defesa de multas e ações lúdicas de educação no trânsito, além de realizar um mutirão de visitas técnicas onde o setor de engenharia fará levantamentos das áreas que necessitam de revitalização da sinalização de trânsito.

Às 8h, a titular da Semob, Maisa Tobias fará a abertura do evento. Em seguida haverá a apresentação musical do tecladista Heitor Carneiro, do coral da Semob e logo depois terá início o atendimento ao público. Paralelamente  a Semob promove palestras sobre diversos temas. A partir da 9h, ocorre a palestra “A Comunidade e o Poder Público”, ministrada pelo assessor superior da Semob, Abrão Laredo.  Às 9h40,  o diretor geral do órgão, Gilberto Barbosa profere a palestra “Sistema Público de Transporte Local: Organização Institucional e Operacional”.   Às 10h20, começa a palestra “Educação no Trânsito: Elementos do Trânsito e Comportamento Seguro”, ministrada pelo técnico em segurança e educação no trânsito, Manoel Pinheiro. Às 11h,  “Mobilidade Urbana e Cidadania”, é o tema da palestra proferida  pelo diretor de mobilidade, Francimário Arcoverde e, por último, às 11h40 o procurador jurídico, Higor Mai, encerra com a última palestra desse período com o tema “Direito de Ir e Vir: Construindo Uma Sociedade Melhor”.

Além de levar seus serviços para Mosqueiro, a Semob também contará com diversos parceiros com ações que beneficiarão ainda mais a população da ilha. O Portal do Trabalhador vai realizar agendamento do seguro-desemprego e cadastro para vagas de emprego, além de realizar inscrições para diversos cursos de qualificação profissional. Já a Secretaria Municipal de Saúde  (Sesma) vai participar da ação oferecendo vacinação, teste de glicemia, medição de pressão arterial e avaliação para cirurgia de catarata e carne crescida e a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) estará com atividades físicas ao ar livre.

A programação em Mosqueiro inclui ainda a participação do grupo Sabor Marajoara, que se apresenta com danças folclóricas e típicas do Pará. Em seguida a diretora de transportes, Evany Alves. coordena uma reunião de avaliação sobre o transporte público na ilha.

Projeto Semob na Comunidade.
Dia 07/03 – Sábado
Horário: De 8h às 15h
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Chaves, localizada na estrada que leva para a praia da Baía do Sol. A ação conta com a parceria do Portal do Trabalhador, Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente (Sesma), Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), Guarda Municipal de Belém, Agência Distrital de Mosqueiro e  empresa Viação Rio Guamá.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Neldson Neves
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)