Mototaxistas de Cotijuba avançam na regularização

57178_153548Na manhã desta quarta-feira (29) os interessados em se regularizar para prestar o serviço de mototaxista na ilha de Cotijuba venceram mais uma etapa do edital. Os técnicos da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) foram até a ilha para realizar a abertura do primeiro envelope, em que os candidatos às vagas apresentaram documentos pessoais, como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A, já retirada há pelo menos dois anos; carteira de identidade, que comprove idade mínima de 21 anos; comprovantes de que o candidato tem menos de 20 pontos na CNH e que possui formação para mototaxista.

“Neste processo doze candidatos apresentaram a documentação, nós analisamos cada um dos envelopes e estavam quase todos em conformidade. Agora teremos o prazo de recurso, previsto em edital, que vai de 4 a 8 de maio próximo, em que algumas retificações serão feitas”, explicou o coordenador de Transportes Especiais da Semob, Carlos Alberto Araújo.

Após a fase de recurso, os candidatos habilitados passarão a uma próxima etapa, quando será aberto o envelope de proposta técnica com dados da moto que, entre outras exigências, deve ser de cor branca, de propriedade do candidato, além de apresentar todos os equipamentos de segurança, como os populares “corta-pipa” e “mata-cachorro”, conforme previsto no edital de licitação, publicado no último dia 27 de fevereiro pela Prefeitura Municipal de Belém. As outras etapas do processo seletivo de mototáxi para Cotijuba estão disponíveis no site da Semob: (www.belem.pa.gov.br/semob)

A regularização do serviço de mototáxi em Cotijuba representa um grande avanço e uma oportunidade de negócios para os moradores locais, já que o edital previa que somente quem comprovasse residência na ilha poderia participar do processo. O edital oferecia 30 vagas e a previsão é de que até julho, os mototaxistas regularizados, estejam operando.

“Se formos levar em consideração os mesmos critérios de Belém, para definição de vagas, que é a relação entre quantidade de habitantes e mototaxistas, seriam cerca de seis vagas, pois na ilha há aproximadamente três mil moradores. Mas, consideramos também o grande número de turistas que frequentam a ilha, principalmente aos finais de semana, e que precisam desse serviço de transporte”, explica o diretor geral da Semob, Gilberto Barbosa.

Texto: Nathalia Petta
Foto: Arquivo Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)