Mototaxistas de Cotijuba entregam documentação na Semob

55921_151051Em breve, quem vive em Cotijuba ou frequenta a ilha a lazer terá um serviço de mototáxi legalizado e dentro dos padrões que o local, uma ilha de proteção ambiental, exige. Nesta quarta-feira, 16, foi realizada a entrega dos envelopes dos mototaxistas interessados em operar o sistema de forma regulamentar, dando-se, assim, o primeiro passo neste sentido. Estão sendo ofertadas 30 vagas e a previsão é de que até julho o serviço esteja operando.
“Se formos levar em consideração os mesmos critérios de Belém para definição de vagas, que é a relação entre quantidade de habitantes e mototaxistas, seriam cerca de seis vagas apenas, já que na ilha há cerca de 3 mil moradores, mas consideramos também o grande número de turistas que frequenta a ilha, principalmente aos finais de semana, e que precisa desse serviço de transporte”, explica Gilberto Barbosa, diretor geral da Semob.
A entrega dos envelopes ocorreu de 9h30 às 17h, conforme determinado no edital de licitação publicado em 27 de fevereiro pela Prefeitura Municipal de Belém. Cada interessado teve que entregar dois envelopes, sendo um de documentos pessoais e outros de documentos da moto. Entre as exigências do edital está a entrega de cópias da carteira de identidade e CPF); atestado médico de sanidade física e mental do SUS; cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “A”, por no mínimo dois anos e que não tenha 20 pontos na carteira no mesmo período, certidão criminal negativa das Justiças Estadual e Federal; certificado ou comprovante de curso de especialização na condução de passageiro em veículo motorizado de duas rodas; comprovante de residência em Cotijuba; não possuir vínculo empregatício em cargos ou empregos públicos em quaisquer das esferas e que não exerce atividade formal remunerada ou vínculo empregatício; possuir moto na cor branca, com placa de Belém; Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e outros documentos.
O diretor geral da Semob informa que os mototaxistas serão chamados para acompanhar a abertura do primeiro envelope. As outras etapas do processo seletivo de mototáxi para Cotijuba estão disponíveis no site da Semob (www.belem.pa.gov.br/semob) e no Diário Oficial do Município de Belém de 27 de fevereiro de 2015.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Samdy Mendes/ Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)