Mototaxistas recebem documento que regulariza atividade em Belém

ENTREGA DE PERMISSÃO PARA MOTOTAXISTAS E PONTOS DE TAXIENTREGA DE PERMISSÃO PARA MOTOTAXISTAS E PONTOS DE TAXI ENTREGA DE PERMISSÃO PARA MOTOTAXISTAS E PONTOS DE TAXICerca de 900 mototaxistas receberam na manhã desta quarta-feira, 22, documento que garante a possibilidade de exercer o serviço de transporte de forma regular em Belém. Para participar da cerimônia de entrega da regularização, a categoria se reuniu em frente ao Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém.

Para Regina Teixeira, presidente da associação dos condutores profissionais, autônomos, motociclistas, mototaxistas, motofrentistas e motoboys do município de Belém (ACPAMBEL), a partir da gestão do prefeito Zenaldo Coutinho, os profissionais da categoria passaram a se sentir amparados e respeitados. “Só temos a agradecer pela oportunidade que a Prefeitura de Belém, em nome do prefeito Zenaldo Coutinho, vem dando para a nossa classe. Hoje, temos uma atividade bem mais organizada e respeitada dentro da capital. Somos vistos como profissionais”, comentou a presidente.

Em 2014, os 750 primeiros mototaxistas da capital foram legalizados. Somados aos habilitados nesta quarta, 22, Belém passa a contar com 1650 motos regularizadas. Um marco para os profissionais.

“Este sempre foi um objetivo nosso. Formar um grupo organizado e que possa oferecer à população, um serviço de segurança e de qualidade”, disse Alonso Ferrão Cruz, presidente da associação dos mototaxistas de Belém (Asmobel). “É daqui, deste trabalho, que tiramos o dinheiro de nosso sustento. Por isso, parabenizo e agradeço a PMB, por cumprir com uma antiga promessa e, dar oportunidade aos trabalhadores, regularizando os mototaxistas, que ainda recebem qualificação para a função”, completa.

Segundo o prefeito Zenaldo Coutinho, a entrega do documento é fruto do segundo edital aberto pela Prefeitura, que garante à categoria um trabalho digno, e assegura à sociedade a utilização de um serviço mais seguro e organizado. O prefeito de Belém esteve no evento acompanhado pela vice-prefeita Karla Martins; pela titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Maísa Tobias; e pelo vice-presidente do Sindicato dos Taxistas de Belém, Sérgio Galvão.

“Os mototaxistas que recebem hoje o documento possuem bons antecedentes e a documentação necessária. Vale ressaltar que todos estão habilitados, já que receberam curso preparatório de defesa, para fazer o melhor serviço possível”, continuou Zenaldo.

A categoria comemorou, também, a nova licitação de mais 1000 vagas para a regularização dos mototaxistas, que deve ser aberta ainda este ano. “Quem quiser participar do novo processo deve cumprir toda a legislação”, lembrou Zenaldo.

A PMB anunciou, ainda, durante a cerimônia, os 16 novos pontos fixos de táxi na capital. Os contemplados passam a ter locais de referência, o que ajuda na mobilidade e traz mais segurança aos usuários desse tipo de transporte.

Veja quais locais receberão os pontos fixos de táxi:

– Terminal Rodoviário de Belém

– Travessa Padre Eutíquio s/n, esquina, com a Rua dos Tamoios

– Avenida Lobo de Castro, nº 170, esquina, com a Rua Manoel Barata, Icoaraci

– Avenida Boulevard Castilho França, s/n, Solar da Beira, Centro

– Avenida Norte s/n, Val-de-Cans

– Avenida Visconde de Souza Franco, esquina, com a Rua Municipalidade;

– Rua São Miguel, ao lado do Pronto Socorro Municipal, entre Passagem 11 Bendeirinhas e Travessa Barão do Triunfo, no Guamá

– Av. Presidente Vargas s/n, ao lado do Bar do Parque;

– Travessa do Chaco nº1520-A, entre Avenida Duque de Caxias e Avenida Visconde de Inhaúma

– Avenida José Bonifácio nº40, em frente ao supermercado

– Avenida João Paulo II, esquina com a Travessa Vileta

– Travessa Alferes Costa, s/n, em frente ao Hospital de Clinicas Gaspar Viana