“Não vai ter aumento na passagem de ônibus”, anuncia Zenaldo Coutinho

2016.06.23 - PA - Belém - Brasil: Prefeito Zenaldo Coutinho concede entrevista coletiva e anuncia o congelamento da tarifa de ônibus. Foto: Oswaldo Forte

A passagem de ônibus em Belém continuará no valor de R$ 2,70. O anúncio foi feito pelo prefeito Zenaldo Coutinho durante coletiva de imprensa convocada na manhã desta quinta-feira, 23, no Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura.

Apesar de o Conselho Municipal de Transporte ter sugerido que a passagem de ônibus da Região Metropolitana de Belém (RMB) passasse a custar R$ 3, em reunião promovida na última quarta, 22, Zenaldo decidiu por não homologar o aumento da tarifa. “Precisamos ter equilíbrio, sobretudo com as pessoas que mais precisam. O usuário do transporte coletivo é a massa de trabalhadores, e uma massa de empregados que vive com muitas dificuldades neste período de crise que assola o país inteiro. Por isso, não tenho como permitir este aumento agora”, disse Zenaldo.

“Estamos muito angustiados com a situação dramática da economia no Brasil, o que afeta, também, no congelamento de salários municipais e estaduais. Por isso, sentaremos junto com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Setransbel) para anunciar a decisão, refazer metas e até assumir parte do custo do transporte em nível do BRT, pois vamos garantir manutenção, limpeza e segurança do Terminal do Mangueirão e das estações, de forma a contribuir para que isso não venha gerar mais dificuldades para o sistema”, explicou, referindo-se a implantação do sistema do Bus Rapid Transit (BRT).

Zenaldo Coutinho seguiu com o anúncio. “Cheguei a fazer, pessoalmente, tratativas no sentido de que não houvesse uma discussão em separado de sindicato, patronal e rodoviários, por entender que o reajuste salarial no sistema operacional do transporte coletivo não é algo que diga respeito exclusivamente aos empresários de ônibus, motoristas e cobradores, mas sim a toda a cidade”, prosseguiu Zenaldo. “A crise que o Brasil sofre gera altas taxas de desemprego, e inclusive está impedindo o poder público de dar reajustes aos seus funcionários. Não podemos dar as costas para isso. O momento que temos é de ter ampla discussão com a população, que é quem paga a conta no final”, completou.

Investimentos – Zenaldo Coutinho ressaltou, durante a coletiva, os expressivos investimentos no transporte da capital com o sistema do BRT, que terá operação experimental a partir do dia 1º de julho. “Belém nunca investiu tanto em transporte coletivo como está sendo investindo agora. O BRT, quando estiver totalmente implantado, se transformará em um sistema de modalidade de transporte totalmente diferente do qual a cidade está habituada”, afirmou.

A ação experimental com os ônibus articulados começa a partir do dia 1º de julho, com integração total e gratuita com linhas que trafegam na área de Icoaraci e da rodovia Augusto Montenegro. Neste primeiro momento, 15 veículos articulados serão utilizados no percurso Mangueirão-São Brás.

Toda a operação dos ônibus articulados e suas estações serão controladas por meio de fibra ótica instalada pela Companhia de Tecnologia de Informação de Belém (Cinbesa) desde o terminal Mangueirão, passando por toda a via do sistema, até a sede da Cinbesa. As fibras irão garantir a captura de imagens de mais de 70 câmeras posicionadas na via e nas estações, além de controlar o abrir e fechar de portas, a liberação de catracas e os monitores que informam chegada e saída dos veículos.

Ainda durante a operação experimental do BRT, no dia 1º de julho, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, estará em Belém para acompanhar o funcionamento do sistema.

Texto: Adriana Pereira
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)