Novos radares serão instalados em Belém

??????oPara dar mais segurança à população de Belém e ajudar a diminuir os índices de acidentes, coibindo a imprudência de motoristas e trabalhando na segurança de pedestres e ciclistas, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) vai instalar três novos radares em trechos considerados críticos da avenida Almirante Barroso.

A partir do dia 27 deste mês, os cruzamentos da Almirante Barroso com as avenidas Tavares Bastos, Júlio César e também com a travessa Lomas Valentina receberão radares que registram velocidade, parada sobre faixa e avanço de sinal vermelho nos dois lados da via, tanto sentido Entroncamento-Centro quanto no sentido Centro-Entroncamento.

De acordo com a diretora superintendente da SeMOB, Maísa Tobias, quando implantados, os radares passarão primeiro por um período de testes, registrando as infrações dos motoristas mas sem emitir multas com valor monetário. “De início, os radares atuarão desse jeito para que a população não seja apanhada de surpresa, mas, a partir do dia 12 de dezembro, eles já estarão funcionando normalmente, e quem for flagrado cometendo infrações será autuado conforme prevê o código de trânsito”, explica.

Além da Almirante Barroso, outras vias também passarão a ter fiscalização eletrônica ainda este ano. São elas: avenida Augusto Montenegro com as avenidas Laércio Barbalho e Centenário e avenida Pedro Álvares Cabral, próximo à Comissão de Aeroportos da Região Amazônia (Comara), Avenida Centenário próximo ao Parque Gunnar Vingren no sentido Centro-Bairro e próximo ao Posto Ipiranga no sentido Bairro-Centro. Todos os radares fazem fiscalização em ambos os sentidos.

Educação – Percebendo o valor da educação como ferramenta de transformação no comportamento de toda comunidade, a SeMOB aposta nos radares como ferramenta, mas, antes que eles comecem a operar, e mesmo depois, de forma contínua, irá intensificar a educação e conscientização no trânsito.

Todos serão alvos do programa da coordenadoria de educação para o trânsito da SeMOB, que já vem realizando diversos projetos. Exemplo disso é o SeMOB na Escola, programa com atividades pedagógicas desenvolvidas nas escolas das redes públicas municipal, estadual e privadas, localizadas, principalmente, nos grandes corredores de tráfego da capital.

Além disso, a coordenadoria também vem desenvolvendo campanhas de educação para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Todas com foco na educação e construção de um trânsito mais humano e cidadão.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: João Gomes / COMUS
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)