Obras do BRT Augusto Montenegro avançam rumo ao Tapanã

CreateThumbnailAs obras do Sistema Bus Rapid Transit (BRT) Augusto Montenegro no segundo trecho, que vai do Mangueirão ao Tapanã, já avançaram até a avenida Independência, sentido Entroncamento/Icoaraci, com os serviços de drenagem, pavimentação asfáltica e pista de concreto. Da avenida Independência em diante, o concreto está em fase de finalização para instalação da drenagem.

Em frente ao conjunto Panorama XXI, operários trabalham para finalizar a pavimentação asfáltica. Calçadas e ciclovia já foram concluídas. Até o fim deste mês, os mesmos serviços devem ser finalizados entre o conjunto Natália Lins e o laboratório Paulo Azevedo, no limite com um viaduto que será construído por cima do cruzamento da avenida Augusto Montenegro com a Independência.

Até a Independência, sentido Entroncamento/Icoaraci, faltam cerca de 300 metros de pavimento de concreto. “Assim que terminarmos a pavimentação asfáltica que falta nesse trecho, vamos liberar o trânsito na pista e concluir o pavimento rígido (concreto) restante até a altura do viaduto. Assim, concluiremos todo esse espaço até a avenida Independência”, destaca o engenheiro da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) que fiscaliza a obra, Ademir Souza.

Segundo o engenheiro, do total dos 2,78 quilômetros de pista de concreto do segundo trecho, até o Tapanã, cerca de 80% já foi concluído.

Na última sexta-feira, 04, iniciou a instalação da nova drenagem, no trecho entre a Independência e o Tapanã, sentido Icoaraci/Entroncamento, entre o shopping center e a avenida Centenário. O serviço fará a interligação com a rede já instalada nessa avenida. “Esse trecho será interditado e o trânsito desviado para dentro da canaleta do BRT para que seja feita a drenagem e, posteriormente, a pavimentação asfáltica”, explica Ademir.

Das três estações que funcionarão entre a Independência e o Tapanã, duas (Morada do Sol e Sideral) estão com a base pronta. Na estação do Benguí, a base está em finalização. Também está em andamento a construção das pistas de concreto no entorno das estações.

Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: João Gomes / COMUS
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)