Operação Trânsito Seguro realiza fiscalizações em diversos pontos da capital

55943_151173Uma megaoperação de segurança no trânsito foi realizada em Belém na manhã desta sexta-feira, 17, em diversos pontos simultaneamente. A operação fiscalizou infrações de trânsito e transporte, sob coordenação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), e reunindo Guarda Municipal de Belém, Detran e Polícia Militar. Foram realizadas 619 abordagens em diversos tipos de veículos, desde os de passeio, como motos e carros, até os que realizam transporte, como mototaxis, táxis, transporte alternativo, ônibus e caminhões. Ao todo 49 veículos foram removidos para os pátios de retenção e 80 autuações foram feitas.
“Minha segurança é a segurança do pedestre. Tem gente que anda mesmo por aí sem condições, com pneu careca, carro caindo aos pedaços. Quem está com tudo certo não tem medo de ser parado”, disse a consultora Alessandra Faria.
A operação foi realizada em quatro pontos do bairro do Jurunas, dois pontos na avenida Augusto Montenegro, dois na Cidade Velha – um na Praça do Relógio e outro na Praça Amazonas -, além do bairro de São Brás, nas proximidades do Terminal Rodoviário de Belém. Os pontos foram escolhidos por estarem entre os de maior índice de infrações registradas. Cerca de 80 homens estavam envolvidos na operação, incluindo agentes de trânsito que estão fazendo curso de atualização sobre legislação no Sest-Senat.
“Nas primeiras três horas de operação fizemos mais de 400 fiscalizações. Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Belém para garantir o que for mais seguro para o trânsito. Muitos condutores teimam em estar com o veículo irregular, sem a documentação correta, e retirar isso das ruas é garantir a segurança do cidadão. Nosso objetivo é, principalmente, diminuir o número de infrações”, explica o coronel Thalles Belo, que responde pela diretoria de trânsito da Semob.
Diversos casos de irregularidades ao trânsito foram flagradas, como uma van com capacidade para levar até 16 passageiros e que estava com superlotação, transportando 23 pessoas, incluindo um bebê de colo sem a cadeirinha. “Tenho que admitir que não posso transportar pessoas em pé, mas é muita gente subindo e descendo e eu não vi que estava com tanta gente assim”, disse Antônio Nascimento, que conduzia a van.
Ainda na Augusto Montenegro, um ônibus da linha Eduardo Angelin/Ver-o-Peso foi autuado pelos agentes de transporte da Semob, por estar com os pneus carecas e vazamento de óleo no motor. O veículo foi lacrado e conduzido à garagem da empresa, onde terá que permanecer até que os problemas sejam solucionados e o veículo revistoriado pela Semob.
Diversos mototáxis ilegais que atuavam em um ponto clandestino na entrada do conjunto Parklândia tiveram suas motos apreendidas, assim como um carro de passeio do Maranhão, que circulava por Belém sem placa, o que é ilegal segundo o Código de Trânsito Brasileiro. “Comprei o carro no Maranhão e precisei vir para Belém, mas ninguém na estrada me parou. Já estou com todo o plaqueamento pago, mas ainda não recebi a documentação. Agora sei que tenho que estar na legalidade, então se o carro vai ser guinchado, vou ter que pegar a documentação para fazer a retirada”, disse Gedson Ferreira, condutor do carro de passeio.
“Esta operação é ampla, mostra que estamos buscando garantir segurança para a nossa capital, trazendo a paz para o trânsito que todos almejam”, finalizou o diretor de trânsito da Semob.

Texto: Esperança Bessa
Foto: João Gomes / COMUS
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)