O que você procura?

Operação Volta às Aulas inicia nesta segunda, 19

???????????????????????????????????????????????????????????????????Após as comemorações de final de ano, pais e alunos já começam a se preparar para a rotina de voltar aos estudos, o que significa trânsito mais intenso nos horários de chegada e saída das escolas, onde há embarque e desembarque de estudantes.

Neste mês, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) realiza a operação Volta às Aulas. No período de 19 a 29 de janeiro, a equipe de arte educadores da Semob estará em frente às escolas com histórico de fluxo intenso de veículos, com ações de educação interligadas com o trabalho de agentes de trânsito para mais uma vez orientar motoristas e alunos sobre as atitudes conscientes no trânsito.

Reduzir a ocorrência de conflitos de trânsito nas áreas escolares localizadas no centro de Belém também é uma das principais metas da operação. Os arte educadores da Semob serão distribuídos em dez escolas situadas em locais de intenso fluxo de veículos e pedestres. “Iremos orientar o corpo discente, docente, responsáveis dos alunos, bem como o quadro técnico e de apoio das escolas nos horários de entrada e saída”, explica a chefe da divisão para educação no trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro.

As primeiras escolas a receberem a operação serão Colégio Nazaré e Colégio Santa Catarina, nos dias 19 e 20 de janeiro. Em seguida, Colégio Santo Antônio e Colégio Moderno (dias 21 e 22); Colégio Alfa e Colégio Ipiranga (dias 23 a 26); Escola Peteleco e Santa Emília (dias 27 e 28); e Santa Rosa e Ideal Jr. (dias 28 e 29). A ação ocorrerá durante dois períodos: o primeiro no horário de entrada dos estudantes (de 7h às 8h) e o segundo no horário de saída (de 11h às 12h30).

Além dos arte educadores, agentes de trânsito estarão em frente às escolas orientando os motoristas e também coibindo-os de cometerem infrações de trânsito, como a formação de filas duplas. “Essas escolas são escolhidas por serem as que mais provocam congestionamento no horário de entrada e saída, afetando todo o trânsito da cidade”, completa Tatiane.

Tatiane adianta que após o período de volta às aulas, o Semob na Escola retoma suas atividades regulares, a partir de fevereiro, com atividades pedagógicas sendo desenvolvidas em escolas das redes públicas municipal, estadual e outras escolas privadas localizadas fora dos grandes corredores de tráfego.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Tássia Barros – Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)