Palacete Pinho será entregue à população de Belém nesta quinta-feira, 22

Um dos mais suntuosos símbolos do estilo arquitetônico da “Belle Èpoque”, em Belém, o Palacete Pinho, depois de longos anos de abandono, foi restaurado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), e será entregue à população nesta quinta-feira, 22, às 17h, com a presença do prefeito Edmilson Rodrigues.

O prédio de três andares foi construído em 1897 pelo comendador Antônio José de Pinho para moradia da família dele, durante o chamado ciclo da borracha no Pará, período em que houve um grande impulso na economia do Estado. A Prefeitura investiu R$ 6 milhões na restauração do prédio, localizado na rua Dr. Assis, no bairro da Cidade Velha. As obras foram iniciadas em dezembro de 2022.

Escola de arte

O prédio, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), agora vai abrigar o Núcleo de Artes, Cultura e Educação (Nace) da Semec e funcionará como uma grande escola de artes, incluindo música, teatro, dança, cinema e as mais diversas e plurais manifestações artísticas, um conjunto de atividades que integra a política da gestão municipal de incentivo à cultura.

Um dos destaques do prédio será o cinema batizado de “Dira Paes”, em homenagem à famosa atriz paraense. Também serão entregues a brinquedoteca, o salão principal, as áreas externas com deck e as áreas administrativas.

O Palacete Pinho, que antes ficava sob a responsabilidade da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), passou para a administração da Semec por meio de decreto do prefeito Edmilson Rodrigues, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), em 16 de junho de 2023.

Trânsito

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), por meio dos agentes de trânsito, fará a interdição da rua São Boaventura, no trecho entre a avenida Tamandaré e a travessa Alenquer, para garantir a fluidez e a segurança viária durante a inauguração do Palacete Pinho. A operação será realizada a partir das 7h da manhã desta quinta-feira, 22, até o término do evento. Os agentes estarão no local para organizar o trânsito e orientar condutores e pedestres.

Texto:

Raimundo Sena