Parada de ônibus na travessa Padre Eutíquio tem nova estrutura e endereço

Sem DescriçãoA mudança de um ponto de parada de ônibus mudou a dinâmica de quem utiliza transporte público na travessa Padre Eutíquio. A parada seletiva que ficava na esquina da travessa com a General Gurjão foi deslocada para o centro do quarteirão, entre General Gurjão e rua Carlos Gomes, com a possibilidade de mais linhas de ônibus pararem no local. O novo ponto tem formato diferenciado, em frente a um shopping popular, e é fruto de uma parceria público-privada que a Prefeitura de Belém, via Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana – SeMOB, firmou com empresário do estabelecimento.
“O empresário nos procurou com interesse em ajudar na ordenação do local e investiu na construção de uma marquise para a nova parada e colocação de bancos para que os usuários pudessem esperar o coletivo em frente ao shopping. Ele também ajudou na nova sinalização da via para indicar o local de parada dos coletivos”, explica Evany Alves, diretora de Transportes da SeMOB.
A iniciativa trará benefícios para outra comunidade. É que o abrigo antigo, que estava deteriorado, passará por manutenção e revitalização também financiados pelo empresário e já foi deslocado para atender outro ponto da cidade antes descoberto de abrigo.
“O interessante é que, além de beneficiar a comunidade do entorno do seu empreendimento, a iniciativa do empresariado também auxiliará outra comunidade que receberá o novo abrigo. O mesmo já está instalado na Bernal do Couto, esquina com a 14 de Março, e em breve receberá a revitalização”, completa a diretora.
Com a parada realocada para o novo endereço na Padre Eutíquio, 37 linhas poderão parar em frente ao Shopping. São elas: UFPA – Tamoios/Alcindo Cacela, Arsenal, Cipriano Santos – Presidente Vargas, Pedreira – Felipe Patroni, Pedreira – Condor, Jaderlândia – Felipe Patroni, UFPA – Pedreira, UFPA- Pe. Eutíquio, Cremação I – Estrada Nova, E. Marex – Felipe Patroni, Pedreira- Lomas (Euclides da Cunha), Pedreira- Lomas (BR – 316), Canudos – Presidente Vargas, Canudos – Praça Amazonas (Perimetral), Canudos II – Praça Amazonas (Tucunduba), Guamá – Conselheiro, Bengui – Felipe Patroni, Catalina – Felipe Patroni, Tapanã – Felipe Patroni, Marituba – Ver-O-Peso (Pirelli), Satélite – Felipe Patroni, Ceasa – Felipe Patroni, Águas Lindas – Iguatemi, Jardim Sideral – Praça Dom Pedro II, Tenoné – Pátio Belém, Castanheira – Pátio Belém, UFPA – Centro Histórico, Djalma Dutra, Guamá – Iguatemi, Marituba – Iguatemi (Pirelli/Decouville), Marituba – Iguatemi (linhas Mário Couto, Colônia e Cerâmica), Maguari – Centro, Curuçambá – Centro, Júlia Seffer – Iguatemi e Distrito Industrial – Iguatemi.
Os agentes de transporte da SeMOB estão na área orientando os passageiros quanto ao novo ponto de parada e as linhas que operam no local. Todas as empresas que operam as linhas já foram informadas sobre mudança e devem seguir o que determina a nova Ordem de Serviço.

Texto: Nathalia Petta
Foto: João Gomes / COMUS
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)