O que você procura?

População de Belém conta com reforço na frota de ônibus para Mosqueiro

A movimentação no terminal da linha Mosqueiro-São Brás está tranquila no feriado prolongado, devido ao facultado de segunda-feira, 14, para servidores públicos, e feriado da Proclamação da República, na terça-feira, 15.  A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), atua com reforço na frota de ônibus, com saída da capital para a ilha de Mosqueiro. Até o final da tarde deste domingo, 13, a procura estava abaixo do esperado. 

Reforço de frota – Para garantir grande oferta de ônibus para atender a demanda de usuários que costumam aproveitar a folga na ilha,  a autarquia determinou reforço operacional da frota, com mais oito veículos, totalizando 16 onibus, a partir das 13 horas de sexta-feira,11, até o feriado da Proclamação da República.

“Também haverá reforço operacional de Mosqueiro para São Brás, a partir de terça-feira, considerando o fluxo de retorno dos que foram aproveitar o feriadão na ilha”, disse o coordenador de Fiscalização e Vistoria (CFVI) da Semob, Raimundo Rodrigues Neto. Ele informou que até este domingo, a demanda foi muito baixa. Poucas filas e, em alguns horários, havia ônibus e poucos passageiros.

Tranquilidade –  Quem gostou foi o usuário do transporte que preferiu Mosqueiro para aproveitar esse período de descanso ou somente o fim de semana. As amigas e estudantes Jamile Nunes, Camile Cardoso e Samira Ferreira esperaram menos de 10 minutos para embarcar. “Está tudo muito tranquilo e rápido”, disseram. O trio foi aproveitar o domingo na ilha.

A oferta de ônibus era tanta que o casal Francinete Aragão e José Luiz Aragão optou por esperar o próximo ônibus que já estava estacionado na parada de São Brás. “Com criança é melhor irmos sentados e com tranquilidade”, pontuou a autônoma.

Segundo o casal, que estava acompanhado do neto Talisson, de 7 anos, estava tudo muito tranquilo. “Vamos aproveitar essa tranquilidade para passear em Mosqueiro”, disse José Aragão.

 Até às 10h deste domingo, foram registradas 12 viagens, ecerca de 540 passageiros, com intervalos de 20 minutos. Estava em operação uma frota de 16 veículos. “No retorno de Mosqueiro, vamos acrescentar mais seis carros”, pontuou o coordenador da CFVI.

Baixa demanda – A operação no terminal de São Brás começa às 4h45min e encerra às 22h40min. Desde sexta-feira, 11, até este domingo, foram poucas filas formadas para o embarque. No sábado, 12, até às 13h, foram 16 viagens, também com baixa demanda. Cerca de 720 passageiros embarcaram no terminal até esse horário.

Na sexta-feira, a partir das 13h, foram realizadas 28 viagens, com lotação sentada e demanda apenas de moradores. Um total de 1.260 passageiros embarcaram no terminal de São Brás para Mosqueiro. 

Texto: Rosângela Gusmão

Foto: Ascom/Semob