Portos e terminais de Belém recebem visitantes para o Círio de Nazaré

A semana do Círio de Nazaré é o momento de maior movimentação em trapiches, portos, aeroporto e terminal rodoviário da capital paraense.

Apesar da pandemia, a expectativa para este Círio 2021, é que Belém receba mais de 30 mil turistas, de acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese).

Pelas águas que banham Belém

Os rios que cortam a capital e a baía do Guajará são uma das principais vias de acesso para quem quer chegar a Belém e visitar parentes durante a quadra nazarena.

Segundo dados da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), mais de 16 mil passageiros  passarão pelo Terminal hidroviário de Belém, oriundos de diversas partes do estado.

Um dos pontos tradicionais de chegada é o trapiche de Icoaraci, onde diversas pessoas atravessam das ilhas próximas para passar o Círio na capital.

Fiscalização para segurança dos visitantes

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), intensificou a fiscalização no trapiche neste período que antecede ao Círio.

Os agentes de transporte realizam a fiscalização dos embarques, principalmente do barco que possui a concessão municipal para travessia da ilha de Cotijuba até Icoaraci.

Os servidores da Semob também realizam uma vistoria no barco verificando as condições do transporte, explicou Edilma Belém, coordenadora de Transportes Especiais da Semob.

“Os agentes de transporte verificam as condições de falta de banco, se estão rasgados, se têm salva-vidas suficientes, quanto à parte mecânica as embarcações são vistoriadas pela Capitania dos Portos – Marinha”, ressalta Edilma.

Além da vistoria no transporte, os agentes intensificam a orientação sobre as normas de prevenção à covid-19, como distanciamento e uso de máscaras. O trabalho está sendo realizado no trapiche de Icoaraci e no Terminal Ruy Barata, onde é feita a travessia para a ilha do Combu, explica Edilma.

“No Terminal Ruy Barata já tem a marcação no chão para distaciamento e divisórias para formação de filas. Os agentes estão orientando no trapiche também”.

Terminal Rodoviário recebe o maior número de visitantes

O transporte terrestre também é uma boa opção para quem vem passar o Círio na capital paraense. De acordo com a Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário Turístico (Sinart), que administra o Terminal Rodoviário de Belém Hidelgardo Nunes, mais de 32 mil pessoas desembarcarão no terminal antes do domingo do Círio.

A rodoviária de Belém recebe ônibus de todo Brasil, principalmente do interior do estado. Natural do município de Mocajuba, a vendedora de camarão Jacirene Pereira, 45 anos, desembarcou na última quarta-feira, 6, em Belém. A vendedora enfrentou quase três horas de viagem para passar o Círio com a irmã, que reside no bairro da Cremação.

“Vim de Mocajuba, como faço todos anos, para passar o Círio com a minha irmã. Já vim preparada, trouxe tucupi, farinha e açaí e espero que esse Círio seja melhor que ano passado e que Nossa Senhora de Nazaré nos proteja”.

A irmã de Jacirene, a autônoma Lene Pereira, 40 anos, não escondeu a felicidade de conseguir, mais um ano, passar o Círio com a família.

“Moro aqui em Belém há dez anos e sempre recebo meus irmãos e outros familiares de Mocajuba. Não tem felicidade igual passar esse dia com eles”, comemorou.

Texto: Victor Miranda

Foto: Marcos Barbosa/Comus