Prefeito recebe rodoviários e negocia liberação da Augusto Montenegro

?????????????????????????????????????????????????????????????? ?????????????????????????????????????????????????????????????? ??????????????????????????????????????????????????????????????O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e a titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Maisa Tobias, reuniram com representantes do Sindicato dos Rodoviários na manhã desta terça-feira, 21, para negociar a desobstrução da Rodovia Augusto Montenegro, feita em protesto pelo término da concessão de quatro empresas que operavam no transporte público da capital. Os manifestantes interditaram o trânsito em frente à sede do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) para reivindicar a garantia de realocamento dos profissionais demitidos por essas empresas. O prefeito aceitou reunir com os rodoviários com a condição de que a via fosse liberada para o tráfego.

Zenaldo Coutinho recebeu as deliberações da categoria e informou que os profissionais dispensados em razão do término da operação das empresas Viação Perpétuo Socorro, Viação Princesa, Transporte Vianorte e Vip Transportes – que solicitaram a saída do sistema, alegando dificuldades em cumprir as determinações impostas pela Prefeitura de Belém quanto à qualidade do serviço – serão absorvidos pelas novas empresas que assumirão as linhas.

“O que ficou definido é que haverá um compartilhamento provisório de linhas, onde a empresa que sai e a empresa que assume os itinerários vão trabalhar em conjunto por um determinado período. É o tempo necessário para a chegada dos veículos novos que serão inseridos nas linhas e a absorção completa dos funcionários, que encerrarão seus vínculos com as empresas que estão deixando de operar para entrarem nas que estão assumindo as linhas”, explicou Maisa. “Ficou acertado, ainda, junto às novas empresas que todos os veículos postos em circulação serão operados prioritariamente por estes funcionários que entrarão no quadro”, completou.

Na ocasião, o prefeito apresentou o documento assinado pelas quatro empresas que entregaram os serviços, mostrando que foi delas a iniciativa de deixar o sistema, comunicada através de cartas entregues à Semob, sob o argumento de que não conseguiriam cumprir as determinações impostas pela PMB. E ressaltou que o Sindicato dos Rodoviários esteve presente à reunião realizada na Semob onde essa decisão foi oficializada e, portanto, estava ciente que uma das exigências da Prefeitura era de que as novas empresas fariam a absorção dos funcionários das que estavam se retirando de operação.

Zenaldo lembrou, ainda, que ao longo de sua gestão, a PMB vem cobrando a modernização da frota de transporte público junto ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) e ao Sindicato dos Rodoviários. “Exatamente por conta dessa cobrança e das fiscalizações que vem sendo feitas para garantir que elas sejam cumpridas é que muitas empresas estão entregando o serviço”, enfatizou.

Nova Frota

No último mês, foi apresentada à população a nova identidade visual dos veículos de transporte público. Ônibus, táxis, mototáxis e algumas vans que fazem o transporte interno de passageiros em Mosqueiro já se adequaram ao novo padrão visual.

De janeiro de 2013 a agosto deste ano foram investidos R$ 115 milhões na renovação da frota de veículos da capital, 70% deles adaptados para pessoas com deficiência. Os dados são do Setransbel. Ainda neste período, foram adquiridos 395 novos ônibus.

A reunião com os rodoviários terminou de modo tranquilo, com a desinterdição da avenida.

Texto: Adriana Pereira
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)