Prefeitura avança com a pavimentação asfáltica, revitalização e ampliação das ciclofaixas

“É importante ter uma ciclofaixa, porque os motoristas que avançam a sinalização não respeitam a gente”. A declaração é do estivador Edilson Coelho de Andrade, de 57, morador do bairro da Sacramenta e ciclista há anos. Ele percorre diariamente as ruas de Belém de bicicleta, mais especificamente a Av. Doutor Freitas, o trecho que corresponde as avenidas Duque de Caxias e Brigadeiro Protásio.

A pavimentação asfáltica ao longo de toda Av. Doutor Freitas, assim como a sinalização e ampliação da malha cicloviária, em 12,39 Km, é uma força-tarefa da Prefeitura de Belém para dar mais dignidade aos pedestres, motoristas e ciclistas. Com essas ações, o que se quer é transformar Belém na cidade das bikes até o final da gestão do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Ciclofaixas – Às vésperas do Dia Nacional do Ciclista, lembrado anualmente no dia 19 de agosto, na próxima sexta-feira, o estivador Edilson comemora a iniciativa do governo municipal em relação à ampliação e cuidado com as ciclofaixas.

“Lembro que antigamente não tinha sinalização aqui e, agora, com essa sinalização ficou ótimo andar, porque a gente tá com segurança de ir e vir nas ciclofaixas”, disse Edilson aliviado.

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), tem como meta, até o final de 2022, implantar na malha cicloviária mais de 30,62 Km de ciclofaixa.

Revitalização – A malha cicloviária existente passa por revitalização. Só em 2021, receberam melhorias 7,12 km, englobando as avenidas Pedro Miranda, Visconde de Souza Franco (Doca) e Independência. Neste ano, já foram revitalizados 13,99 km de malha, entre elas, as ciclofaixas do Ver-o-Rio e Marechal Hermes.

“Em Belém, eu só ando de bicicleta. As vias têm que ser ampliadas, assim como na  Senador Lemos, que é uma via de grande fluxo e que a gente usa muito”, contou Edilson.

Além da ampliação das ciclofaixas, a Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), realizou no canteiro central da Dr. Freitas o  serviço de calçamento e pintura, que passou, também, pelo viaduto Carlos Mariguella, na avenida Almirante Barroso, até a avenida Senador Lemos.

Texto: Joyce Assunção

Foto: Joyce Ferreira