Prefeitura capacita servidores sobre o funcionamento do Sistema BRT Belém

Gilberto Barbosa ( Diretor da Semob )

A partir da próxima semana, a Prefeitura de Belém vai dar início a uma ampla campanha junto às comunidades do entorno da rodovia Augusto Montenegro para elucidar as principais dúvidas da população sobre a primeira etapa da fase experimental do sistema de transporte Bus Rapid Transit (BRT). Apoiadores operacionais e agentes educadores da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) irão a campo em diversas paradas de ônibus e fins de linha de empresas que integrarão o sistema, esclarecendo ponto a ponto de como será o funcionamento do BRT Belém.

Para isso, a Semob vem promovendo workshops para todos os servidores, entre os quais agentes de trânsito, fiscais de transporte, apoiadores operacionais e demais setores administrativos, para informá-los sobre como se dará o início da implantação do BRT Belém, bem como orientá-los sobre como repassar as informações aos usuários do sistema público de transporte. “Achamos necessário realizar este encontro porque as pessoas que estão mais envolvidas com a obra do BRT já sabem como será o funcionamento do sistema, porém o mesmo não ocorre com servidores que trabalham em outros setores”, explicou o diretor geral da Semob, Gilberto Barbosa, durante o segundo workshop realizado na manhã de sexta, 17, no auditório do órgão.

Agora, com este treinamento, a partir da próxima sexta-feira, 24, os apoiadores operacionais da Semob que estão atuando nas vias de Belém, como mais um reforço para ajudar na mobilidade do trânsito na capital paraense, ficarão responsáveis em repassar essas informações aos usuários.

Os apoiadores operacionais estão atuando em Belém desde janeiro deste ano, nas principais vias de trânsito da capital com a função de dar auxílio aos agentes de trânsito e participar de ações que visam instruir condutores, ciclistas, pedestres, pessoas de mobilidade reduzida, informar alterações de tráfego nas vias, entre outras atividades.

Para Karla Conde, apoiadora operacional, a iniciativa da Semob em realizar este treinamento é muito válida. “Nas ruas somos abordados constantemente por usuários sobre o funcionamento do BRT. Por isso, participar deste treinamento foi muito importante, pois muitas das vezes o cidadão aparece com dúvidas específicas que agora poderemos esclarecer”, disse.

Novo tempo – Muita gente está trabalhando empenhada nos preparativos para o funcionamento de toda a nova engenharia de transporte que irá configurar uma mudança significativa na mobilidade urbana da capital paraense.

Com 30 anos de habilitação, Antônio Pantoja da Silva, de 50 anos, é um dos primeiros profissionais selecionados para operar um dos ônibus articulados do BRT. Antônio, que já tem larga experiência em dirigir ônibus e caminhões, se diz empolgado com mais esse desafio em sua profissão.

“À primeira vista, o tamanho do ônibus pode assustar um pouco, mas pra quem passou a vida toda trabalhando com veículos pesados, como eu, me sinto estimulado em aprender ainda mais”, disse o profissional, que passou por um treinamento promovido pelo fabricante do veículo, que tem características específicas, como velocidade controlada e demanda mira precisa do condutor não só no trânsito, mas também nas paradas para o embarque e desembarque dos passageiros, visto que nas estações um sistema de segurança só permite que as portas abram se o ônibus estacionar no local exato para o acesso aos usuários.

Nesta fase experimental, os ônibus articulados do BRT serão somados ao sistema de transporte existente. Ou seja: a população de Belém ainda contará com os ônibus expressos, que continuarão a fazer viagem normalmente na faixa expressa, e as linhas paradoras, que farão viagem pelo lado da fora da canaleta, realizando o embarque e desembarque de passageiros ao longo da rodovia Augusto Montenegro e da avenida Almirante Barroso.

“O que estamos fazendo é ofertar ao usuário mais uma opção de transporte urbano. A partir desta fase inicial do Sistema BRT, o passageiro poderá optar em seguir pelas linhas convencionais, fazer a integração com os ônibus articulados ou até mesmo seguir viagem pela via expressa do BRT”, diz Gilberto Barbosa.

Integração – A integração entre as linhas de ônibus e o BRT será realizada de duas maneiras: o usuário poderá embarcar em um ônibus expresso até o terminal Mangueirão e de lá embarcar no ônibus articulado do BRT ou, se quiser, seguir em outro expresso; e também acessando o terminal Mangueirão com o seu vale digital para seguir viagem no Sistema BRT ou mesmo em um ônibus expresso, pagando uma única tarifa.

O pagamento da tarifa urbana poderá ser realizado normalmente dentro dos ônibus comuns, das estações do BRT ou no Terminal de Integração do Mangueirão. “O vale digital, o passe fácil estudantil e as gratuidades previstas em lei, obviamente, serão preservados. O passageiro fará o pagamento da tarifa no local de origem da viagem, seja dentro dos ônibus comuns, como é feito atualmente, seja nas estações ou no terminal Mangueirão”, afirma Barbosa.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Adriano Magalhães / Arquivo-Agência Belém / Uchôa Silva-Agência Belém
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB)