Prefeitura dá continuidade à orientação de condutores e pedestres sobre nova faixa iluminada na Senador Lemos

Por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), a Prefeitura de Belém deu continuidade às ações educativas e de orientação aos condutores e pedestres, que circulam na avenida Senador Lemos, entre as travessas Alferes Costa e São Sebastião, quanto à faixa iluminada, localizada no trecho em frente à praça e à igreja de São Sebastião.

Desde a semana passada, os agentes de educação para o trânsito da Semob realizam abordagens, com a distribuição de panfletos informativos e com o apoio de uma faixa, orientando e informando sobre o funcionamento do dispositivo, que garante a travessia segura dos pedestres e informando os condutores sobre a necessidade de parar na faixa quando o dispositivo for acionado e a sinaleira, disposta num totem, começar a piscar.

Foram feitas 450 abordagens, durante a ação ocorrida na manhã desta desta terça-feira, dia 21, nos semáforos localizados nos cruzamentos da avenida Senador Lemos e travessa Alferes Costa e na própria faixa de pedestre. “A constância dessa ação, no local, é fundamental para conscientizar os condutores, sobre a necessidade de parar na faixa quando o pedestre acionar a botoeira do totem, e os pedestre que estão sendo orientados a também fazer o aceno, que é o sinal de vida, e somente atravessar com os veículos parados”, observou Tatiane Pinheiro, chefe de Divisão de Educação para o Trânsito (CDET), da Semob.

Educação e segurança

Os agentes de educação continuarão com essa abordagem, no local, durante toda esta semana. Os pedestres e condutores aprovaram a iniciativa. “Muito importante essa ação educativa, pelo menos, mais educação aos condutores, que não respeitam a sinalização”, enfatizou a dona de casa Socorro Mendes. Ela contou que, no fim de semana, é muito comum avanço de sinal, que presencia no caminho para a igreja.

“Com certeza, a ação educativa é muito importante e seria interessante se fosse rotineira”, contou o vigilante e motorista de aplicativo Carlos Sacramento. Ele não tinha conhecimento da faixa de pedestre iluminada, localizada em frente à igreja de São Sebastião. Foi abordado pelos agentes de educação no semáforo, localizado na travessa Alferes Costa com a avenida Senador Lemos. “Agora já sei, quando passar na Senador Lemos e a sinaleira estiver piscando, vou parar para o pedestre atravessar”, garantiu.

O consultor de vendas Michel Carrera foi abordado no semáforo e recebeu orientação.  “Já tinha conhecimento do totem com a sinaleira e sempre paro quando está piscando. Informação é sempre bom e importante”, pontuou o consultor que estava pilotando uma motocicleta.

“Muito bacana esse trabalho e vocês estão de parabéns”, observou o vigilante aposentado Alcir Cardoso, defendendo a importância de todos terem a responsabilidade no trânsito para que seja seguro. “Se cada um fizesse a sua parte, seria diferente. Eu procuro fazer a minha parte, mas existem condutores que desrespeitam o pedestre e a sinalização”, completou. A dona de casa Vera Lúcia da Silva concorda com o aposentado e aprovou o trabalho educativo. “Está ótimo. Essa orientação é muito importante”, comentou.

Texto:

Rosangela Gusmao