Prefeitura de Belém anuncia melhorias no transporte suplementar em Mosqueiro

CreateThumbnailA Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Agência Distrital de Mosqueiro (Admos), se reuniu nesta quinta-feira, dia 23, com representantes da Federação das Cooperativas de Transporte Público, Alternativo, Opcional, Complementar e Suplementar dos Permissionários, Concessionários, Autorizatários e Trabalhadores Autônomos do Estado do Pará (Fetransporte) e demais cooperativas que operam o sistema suplementar de transporte na ilha para tratar das melhorias previstas no serviço, como regulamentação de horários e prolongamento de itinerários.

Com a reunião, foi definido que a partir da próxima semana, após o período de Carnaval, as cooperativas que operam o transporte suplementar de Mosqueiro passarão a atender as comunidades Caruaru, Mari-Mari, Abacabeiras e Paulo Fonteles.

“Nessas comunidades o transporte ocorrerá por meio de ordens de serviço experimentais, o que significa que poderão sofrer ajustes operacionais de acordo com a demanda, com o objetivo de atender a população de Mosqueiro com qualidade”, explica a diretora de transportes da Semob, Evany Alves. Além disso, haverá um reforço nas operações de fiscalização realizadas na ilha, que levarão em conta, principalmente, as condições de trafegabilidade dos veículos, segurança e documentação, entre outros itens.

O transporte suplementar de Mosqueiro foi regulamentado pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, para resolver um problema histórico na ilha, que possuía transporte suplementar que funcionava de maneira ilegal, com cooperativas que concorriam entre si, trabalhando até então de forma irregular, mas que estavam prestando serviço fundamental para a mobilidade urbana de quem vive na ilha.

O valor da tarifa é o mesmo praticado na área urbana de Belém, R$ 3,10 (inteira) e R$ 1,55 (meia passagem), e todos os veículos estão devidamente identificados, o que garante a segurança do passageiro e facilita a fiscalização da Semob. Todos os demais direitos assegurados ao cidadão, como gratuidade para idosos e deficientes físicos, valem, também para o transporte suplementar.

Sinalização – Além das melhorias no transporte em Mosqueiro, a Semob também dá continuidade a uma ampla ação para revitalizar a sinalização de trânsito nas ruas do distrito. Entre as ações já realizadas pela Semob houve adequação de lombadas, sinalização de cruzamentos, faixas de pedestres e paradas de ônibus. As adequações ocorreram no entorno da praia do Chapéu Virado, Vila de Mosqueiro, entre outras vias.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Ascom Semob
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)