Prefeitura de Belém dá início à programação Maio Amarelo

CreateThumbnail (5)No trânsito, o amarelo remete à atenção e por isso foi escolhido como a cor símbolo do Movimento Maio Amarelo, iniciativa mundial organizada entre a sociedade civil e o poder público e que envolve diversos segmentos como órgãos do governo, empresas da iniciativa privada, entidades de classes, etc. O movimento tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes no trânsito registrados pelos órgãos competentes.

Belém adere ao movimento pelo terceiro ano consecutivo e, para todo o mês de maio, a prefeitura programou uma série de atividades envolvendo os principais agentes que compõe o trânsito no município, sendo eles: pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

Na manhã desta quarta-feira, 10, a Prefeitura de Belém atuou no cruzamento da rua dos Mundurucus com a travessa Dr. Moraes. A ação foi coordenada pelo setor de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e deu atenção especial aos pedestres e ciclistas que transitavam na área. Foram distribuídas cartilhas educativas, além do laço que faz alusão ao Maio Amarelo e também ocorreram abordagens lúdicas com a equipe de teatro do órgão e a ação dos agentes de trânsito ciclistas.

Para Úrsula Ribeiro, moradora da área, ações desenvolvidas com objetivos como o Maio Amarelo são sempre bem vindas, já que, na opinião dela, existem muitos condutores imprudentes, que não respeitam o pedestre. “Não é muito difícil flagrar motoristas cometendo irregularidades nas ruas e, geralmente, eles usam como desculpa que estão com pressa, mas acho que isso não é motivo já que todo mundo tem seus compromissos também”, disse.

Ao ser abordado pela equipe de educação da Semob, o personal trainer Gyovanne Andrade também aprovou a iniciativa. Utilizando uma das bicicletas compartilhadas do projeto Bike Belém, na ciclofaixa da Mundurucus, Gyovanne disse que faz uso da bicicleta mais como esporte, pois também usa a moto e o próprio veículo para se locomover, e percebe que falta mais conscientização dos condutores em geral. “Esse tipo de ação é muito importante, mas também vai da pessoa que foi abordada, absorver a mensagem transmitida e deixar de cometer as imprudências no trânsito”, pontuou.

“Para o Maio Amarelo, vamos intensificar as ações de educação já desenvolvidas pela Semob, sobretudo para a prevenção de acidentes de trânsito. No primeiro dia de operação percebemos uma recepção bastante positiva da população”, observou o diretor de trânsito da Semob, Marcos Chagas.

A ação de educação voltada aos pedestres e ciclistas continua nesta quinta-feira, 11, no cruzamento da avenida José Bonifácio com a rua dos Mundurucus.

Confira a programação da Prefeitura de Belém para o Maio Amarelo:

Dia 11 – Pedestres e ciclistas (avenida José Bonifácio);

Dia 12 – Blitz especial para o Dia das Mães sobre transporte seguro de crianças (Avenida Presidente Vargas);

De 16 a 19 – Motociclistas (pontos de mototáxis regularizados e no bairro do Tapanã);

Dia 23 – Ação educativa em escola;

Dia 24 – Ação educativa em ônibus;

Dia 25 – Blitz educativa com foco no estacionamento irregular no Ver-o-Peso;

Dias 26 e 27 – Ação conjunta com a OAB/PA e Parque Shopping, de combate ao uso irregular de vagas especiais.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Fernando Sette – Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)