Prefeitura explica alterações de tráfego na Bernardo Sayão à população do Guamá

60305_173823Uma reunião com a comunidade do Guamá e da Terra Firme foi realizada na manhã desta quinta-feira, 24, no hotel Beira-Rio, para debater as alterações necessárias no tráfego para a retomada das obras de macrodrenagem da Estrada Nova. A população pôde tirar dúvidas, opinar e participar ativamente deste processo que trará mudanças significativas para a paisagem da área.

“Não se trata de uma obra com o canteiro fechado, com um tapume que você coloca e depois tira só na hora de entregar a obra. Temos que pensar na acessibilidade das pessoas, é uma área com muita circulação. A gente sabe o quanto este trecho é importante para a cidade, por isso pensamos na funcionalidade da obra. Vamos trabalhar trecho a trecho, porque quando você abre muitas frentes de trabalho ao mesmo tempo, as pessoas ficam com todos os transtornos da obra”, destacou o diretor geral da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Benevenuto Vieira. “Será um sacrifício temporário que vai acabar com esse problema de anos”, completou Maisa Tobias, superintendente da Semob.

Linhas de ônibus

Com o bloqueio da via, usuários do transporte coletivo devem ficar atentos para as alterações de itinerários nas linhas que circulam por ali. As linhas Marituba-UFPA, UFPA – Ver-o-Peso e UFPA – Presidente Vargas serão desviadas pela Rua Augusto Corrêa, Rua Barão de Igarapé-Miri e avenida José Bonifácio rumo à São Brás.

Já as linhas Cremação – Alcindo Cacela, Cremação – Estrada Nova, UFPA – Alcindo Cacela, UFPA – Padre Eutíquio e UFPA – Pedreira farão a mesma rota, mas acessarão à esquerda na avenida José Bonifácio para chegar à Bernardo Sayão.

A linha UFPA – Centro Histórico fará, na ida para o centro, o trajeto da  Augusto Corrêa, Bernardo Sayão, Passagem Rui Barbosa, Passagem Popular, Avenida José Bonifácio, Bernardo Sayão até o centro da cidade. Na volta, a linha vem pela Bernardo Sayão, segue pela José Bonifácio, Passagem Santa Fé, Passagem São Lázaro e Bernardo Sayão a destino.

Para colaborar no fluxo, um semáforo está sendo instalado na Bernardo Sayão com a José Bonifácio, onde também ficarão dois agentes fixos para orientar no desvio. “Na Barão de Igarapé-Miri com passagem Santa Fé vamos manter agentes em ronda para evitar que carros estacionem e estreitem a área. Também teremos agentes de moto na Bernardo Sayão com a Barão de Igarapé-Miri e ao longo de toda a Perimetral, em especial nos horários de pico”, explicou Pedro Paulo Oliveira, coordenador de operações de trânsito da Semob.

Sobre o tráfego de carretas no local, Maisa Tobias anunciou que na próxima semana será feita uma reunião com comerciantes da área para definir os fluxos. “Não era para ter nenhuma carreta na área, afinal se é para restringir o veículo pesado temos que tirar ônibus e também caminhões, mas não podemos deixar os comerciantes da área desabastecidos. Então faremos uma reunião para ouvir a real necessidade de cada um e fazer um cadastro de dias e horários para atender apenas a casos muito específicos”, destacou Maisa Tobias.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Eliza Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)