Prefeitura garante segurança e fluidez no trânsito para os candidatos do Enem

A manhã deste domingo, 5, foi de grande movimentação nos pontos onde ocorreu a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na capital paraense. Muitos candidatos preferiram se adiantar e chegaram com tranquilidade antes dos portões abrirem, evitando atrasos.

Para garantir que o trânsito fluísse bem, evitando a formação de congestionamentos no entorno dos principais locais de aplicação do exame, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), escalou 19 agentes de trânsito, cinco motocicletas e sete viaturas para orientar os condutores e pedestres em vários pontos da cidade.

Pontos estratégicos

Os agentes de trânsito coibiram a formação de fila dupla e o fechamento de cruzamentos importantes, evitando engarrafamentos, além de manter a organização durante o embarque e desembarque na frente dos locais de prova para que a fluidez nas vias não fosse prejudicada.

“Posicionamos nossos agentes de trânsito nos perímetros que costumam ter maior movimentação de candidatos e também de veículos para acessar os locais de prova. Também destacamos agentes em motocicletas para permanecerem em patrulhamento e, assim, garantir a fluidez e atender ocorrências que viessem a acontecer”, explicou o coordenador de operações de Fiscalização de Trânsito da Semob, Isaías Reis.

Entre os locais de prova de grande movimentação estava a Universidade Federal do Pará (UFPA), com agentes posicionados nos portões 1, 2 e 3, e também na Escola de Aplicações da UFPA (antigo NPI),que fica na avenida Perimetral.

A avenida Alcindo Cacela com a rua Bernal do Couto, no perímetro da Universidade da Amazônia (Unama) também contou com as orientações do trânsito para garantir a organização e fluidez no cruzamento e na frente da universidade. Outro ponto, foi a rua dos Mundurucus com a rua dos Tupinambás, que dão acesso ao Colégio Ideal.

A avenida Augusto Montenegro com as avenidas Centenário e Tapanã foram pontos estratégicos fixos de fiscalização, dando a possibilidade de acionar e deslocar os agentes para atender possíveis ocorrências durante o domingo de prova e solucioná-las sem prejudicar a fluidez.

A candidata Maria Eduarda Santos preferiu ir de carro particular, para não correr risco de atraso e achou importante ter agentes de trânsito orientando nos portões da UFPA. “Alguns dos estudantes, por motivo de atraso, às vezes se desesperam e querem atravessar a rua sem ter cuidado. Eu acho que com os agentes por perto dá pra ter maior controle no cuidado do pedestre”, comentou Maria.

Letícia Barreto fez a prova na avenida Alcindo Cacela e para chegar cedo, preferiu pegar uma moto. “Eu ainda não conhecia o local, então quis chegar mais cedo. O fluxo estava bom no caminho para cá, com os agentes ficou melhor, mais seguro”, elogiou.

“Essa medida de colocar agentes de trânsito próximo dos locais de prova facilita bastante a chegada dos candidatos. Então as pessoas vão conseguir chegar no destino de uma forma mais eficaz”, comentou a candidata Alessandra Carvalho, que chegou bem cedo para evitar intercorrências no trânsito.

Gratuidade

Os candidatos que usaram o sistema municipal de transporte coletivo para chegar aos locais de prova contaram com a gratuidade na passagem dos ônibus, conforme descrito no Decreto Nº 108.559/2023 de 01 de novembro de 2023, da Prefeitura de Belém. Para isso, bastou apresentar, obrigatoriamente, ao cobrador do ônibus o comprovante de inscrição do Enem e um documento de identificação oficial com foto para que a catraca fosse liberada.

Para não correr o risco de chegar atrasado no exame, desde sábado o estudante Francisco Júnior, que mora no bairro Marambaia, estava com o pai no bairro do Guamá, para ficar mais próximo do local de prova. O estudante conta que esperava que o ônibus estivesse lotado por conta da quantidade de candidatos este ano, mas se surpreendeu com a tranquilidade no embarque.

Francisco comentou ainda que “a gratuidade foi importante pra mim e deve ter sido importante pra várias pessoas. Tem gente que vem e tem que pegar vários ônibus pra chegar ao seu local de prova, porque é muito distante. Eu embarquei tranquilo, só apresentei o meu documento e o comprovante de inscrição e não fui cobrado”.

Texto:

Amanda Mardock