Prefeitura garante segurança viária durante o Círio das Crianças

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), vai interditar, temporariamente, as vias que compõem o percurso do Círio das Crianças, no próximo domingo, 16, das 5h às 13h.  A ação visa garantir a segurança viária aos devotos da 10ª romaria da quadra nazarena.

A área de concentração (saída/chegada) da romaria é na avenida Nazaré, entre travessa 14 de Março e avenida Generalíssimo Deodoro. O percurso da procissão começa na avenida Nazaré e segue pela travessa 14 de Março, Av. Gov. José Malcher, travessa Dr. Moraes, Av. Nazaré até a Basílica Santuário.

Pontos Operacionais – A Semob escalou 18 agentes de trânsito e de transporte da Semob para atuar desde às 5h na orientação do trânsito, garantindo a segurança e fluidez em pontos operacionais.

Os agentes de transporte orientarão os desvios de ônibus na travessa 9 de Janeiro, com avenida Gov. José Malcher; avenida Nazaré, com a avenida Assis de Vasconcelos; avenida Gentil Bittencourt, com a travessa Quintino Bocaiuva; e travessa Rui Barbosa, com a avenida Nazaré.

“Vamos desviar os coletivos do itinerário da procissão, para que transcorra com mais segurança. Para isso, serão destacados dois agentes em cada ponto e dois na ronda próximo a procissão, para resolver qualquer ocorrência de emergência”, explicou o coordenador de Fiscalização e Vistoria, Raimundo Rodrigues Neto. Ele disse, ainda, que na ação atuarão dez agentes de transportes.

Os agentes de trânsito farão a orientação na avenida Alcindo Cacela, com a avenida José Malcher; e na rua João Balbi, com a avenida Generalíssimo Deodoro para garantir a fluidez no trânsito. Serão destacados 18 agentes de trânsito, três viaturas e duas motos.

Desvios – Serão desviados, provisoriamente, os itinerários das linhas de ônibus que operam nos trechos interditados, da seguinte forma:

As linhas que operam via rua Gama Abreu ou avenida Presidente Vargas / avenida Nazaré / avenida Magalhães Barata / Av. Almirante Barroso farão: avenida Presidente Vargas ou rua Gama Abreu, seguindo pelas avenidas Serzedelo Corrêa, Gentil Bittencourt, José Bonifácio e Almirante Barroso, a destino.

As linhas que operam via avenida Gentil Bittencourt /travessa Quintino Bocaiúva / avenida Nazaré /travessa 14 de Março farão: avenida Gentil Bittencourt, travessa 14 de Abril, avenida Gov. José Malcher, travessa 09 de Janeiro, rua João Balbi, travessa 14 de Março, a destino.

As linhas que operam via avenida Gentil Bittencourt / travessa Quintino Bocaiúva / avenidas Nazaré /Magalhães Barata farão: avenidas Gentil Bittencourt e José Bonifácio, a destino.

As linhas Guamá-Montepio e Guamá-Ver-o-Peso, no sentido centro-bairro, farão: rua dos Mundurucus, travessa Quintino Bocaiúva, avenida Gentil Bittencourt, travessa Castelo Branco, a destino.

A linha Benguí/Marex – centro, no sentido centro-bairro fará: rua dos Mundurucus, travessa Quintino Bocaiúva, avenida Gentil Bittencourt, travessa 14 de Abril, avenida Gov. José Malcher, travessa 09 de Janeiro, rua João Balbi, travessa D. Romualdo de
Seixas, a destino.

As linhas que operam via avenida Gov. José Malcher / avenida Assis de Vasconcelos / avenida Marechal Hermes farão: avenida Gov. José Malcher, travessa 09 de Janeiro, rua João Balbi, avenida Visconde de Souza Franco, avenida Marechal Hermes, a destino.

As linhas que operam via avenida Gov. José Malcher / avenida Visconde de Souza Franco farão: avenida Gov. José Malcher, travessa 09 de Janeiro, rua João Balbi, avenida Visconde de Souza Franco, a destino.

A linha Pedreira – Nazaré, no sentido bairro-centro, fará: avenida Alcindo Cacela, rua João Balbi, avenida Visconde de Souza Franco, a destino.

As linhas Estação Marex – Arsenal e Sacramenta – Nazaré, nos sentidos bairro-centro, farão: avenida Generalíssimo Deodoro, rua João Balbi, avenida Visconde de Souza Franco, avenida Marechal Hermes, a destino.

A linha Alcindo Cacela (José Malcher), no sentido centro-bairro, fará: rua Diogo Moía, avenida Alcindo Cacela, rua Domingos Marreiros, travessa Castelo Branco, avenidas Magalhães Barata e Almirante Barroso, a destino.

A linha UFPA – Pe. Eutíquio, no sentido centro–UFPA, fará: rua Domingos Marreiros, travessa Castelo Branco, avenidas Conselheiro Furtado e Alcindo Cacela, a destino.

As linhas Guamá – Pátio Belém e Marituba – Doca, no sentido centro–bairro farão: avenida Generalíssimo Deodoro, rua Boaventura da Silva, travessa 03 de Maio, avenida Gentil Bittencourt, a destino.

A linha Cremação I – Estrada Nova, no sentido centro-bairro, fará: rua Diogo Móia, avenida Alcindo Cacela, rua Domingos Marreiros, travessa Castelo Branco, avenida Conselheiro Furtado, avenida Alcindo Cacela, a destino.

A linha Djalma Dutra fará, sentido bairro – centro: avenida Generalíssimo Deodoro, rua Boaventura da Silva, travessa 03 de Maio, avenida Conselheiro Furtado, a destino e no sentido centro-bairro: rua dos Mundurucus, travessa Quintino Bocaiúva, avenida Gentil Bittencourt, travessa 14 de Abril, avenida Gov. José Malcher, travessa 09 de Janeiro, rua João Balbi, travessa D. Romualdo de Seixas, a destino.

Texto: Rosângela Gusmão

Foto: Ascom/Semob