Prefeitura lança novidades na área de mobilidade urbana

LANÇAMENTO DO APLICATIVO SEMOB VIRTUAL E POSSE DA COMISSÃO DOUma cerimônia na Prefeitura de Belém, na manhã desta sexta-feira, 9, marcou o lançamento de duas novidades na área de mobilidade urbana que irão impactar positivamente na cidade. Um é o aplicativo Semob Virtual, ferramenta on-line que permite aos usuários registrarem solicitações, reclamações e denúncias diretamente para os diversos departamentos da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém. Outro foi a posse dos membros que integrarão as comissões que trabalharão no Plano Diretor de Mobilidade Urbana e no Plano Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo.

Com o Semob Virtual a intenção é ter mais uma ferramenta de proximidade com o público externo. “Em 2013, quando assumimos, sentimos a necessidade de aproximar a então CTBel da comunidade. Era um órgão estanque, isolado, difícil de falar, com uma imagem bastante prejudicada. Nosso primeiro sentido de mudança disso com a criação da Semob foi a mudança da Assessoria de Imprensa para uma Assessoria de Comunicação e Marketing. Depois resgatamos o Twitter, que tinha 2 mil usuários e em menos de um mês alcançou o número de 10 mil”, explicou a Superintendente da Semob, Maisa Tobias.

A titular da Semob ainda destacou outros serviços que foram implementados pelo órgão para atender a população de modo mais eficaz. “Estruturamos o atendimento pelo telefone 118 e a Ouvidoria, que faz atendimento físico e presencial, e transformamos o site da Semob, que era estático, em algo dinâmico com diversos serviços disponíveis. Outra ação de aproximação com o usuário é o Semob na Comunidade, onde vamos até os bairros ouvir o que a população tem a dizer. Agora, com o Semob Virtual, as pessoas vão ter a Semob no bolso, em casa, onde estiverem. Antes, todo mundo tinha que estar na CTBel. Hoje, a Semob está com você”, ressaltou.

Pelo aplicativo, o usuário faz um cadastro simples e tem acesso imediato a enviar mensagens diretas para diversos departamentos da Semob. Assim, é possível desde solicitar guincho e sinalização até acompanhar processos de multa e tirar dúvidas sobre paradas de ônibus.

Régis Jr, presidente da Cinbesa, responsável por todo o desenvolvimento do aplicativo, explicou que o mesmo estará disponível a partir deste sábado, 10, para telefones com sistema Android. “O processo correrá na Semob todo digitalmente, com os documentos arquivados na database da Cinbesa”, disse.

Plano Diretor

Durante o evento também foi realizada a posse das comissões de gestão, estruturação e acompanhamento, responsáveis pela elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do Município e de Revisão do Plano de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo. Ao todo, são três as comissões, sendo uma executiva (que reúne o prefeito Zenaldo Coutinho, os secretários de Urbanismo, Meio Ambiente, Economia, Gestão e Planejamento, Habitação, Saneamento, superintendência da Semob, presidências da Codem e da Fumbel, coordenação da Comus, representantes da Câmara Municipal de Belém e da Ordem dos Advogados do Brasil), uma técnica (formada por representantes técnicos dos órgãos da comissão executiva); e uma comissão de acompanhamento formada pela sociedade civil, representados pela Associação dos Deficientes Físicos, Conselho Municipal do Idoso, Federação Paraense de Entidades de Movimento Social, Comissão de Ciclomobilidade de Belém e Observatório Social de Belém.

“O executivo vai deliberar sobre tudo o que será gerado pela comissão técnica. E a comissão de acompanhamento será o avaliador desse conteúdo, que também será submetido a audiências públicas”, detalhou Maisa Tobias. “Vamos concluir esse plano já com o encaminhamento para o Plano Diretor Hidroviário e o Plano Diretor Cicloviário, dois setores que o prefeito Zenaldo Coutinho tem especial atenção”, destacou.

“Este é o comprometimento da prefeitura de planejar uma cidade integrada, com acessibilidade, voltada para todos, pensada para todos”, concluiu Zenaldo Coutinho.

Link para download do aplicativo: https://goo.gl/sTvFJU

Texto: Esperança Bessa
Foto: Oswaldo Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)