Prefeitura participa de ações integradas em escolas no Guamá

---FOTO UCHOA SILVA-Agência Belém

Desde a última segunda-feira, 21, a Prefeitura de Belém, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), e em parceria com diversas secretarias, participa de ações integradas em escolas no bairro do Guamá. As atividades seguem até sexta-feira, dia 25, e envolvem orientações sobre educação no trânsito e ambiental, prevenção de saúde e noções de cidadania.

Nesta terça-feira, 22, a Escola Estadual Santa Helena, que atende 250 alunos em dois anexos, do 1º ao 5º ano, foi uma das instituições que receberam atividades nos turnos da manhã e tarde. O trabalho abrangeu as Secretarias Municipais de Saúde (Sesma) e Meio Ambiente (Semma), e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Pela manhã, equipes da Sesma alertaram os alunos sobre cuidados com a saúde. Já pelo período da tarde, a Semob, com arte-educadores, instruiu os pequenos sobre noções básicas de comportamento nas vias, principalmente no que diz respeito ao seu deslocamento de casa para a escola.

Para Luiz Acácio, do setor de educação para o trânsito da Semob, a instrução, desde cedo, é importante para a formação de pedestres e condutores conscientes. “Nós temos alunos que são passageiros em veículos de familiares ou nos coletivos e, em geral, eles possuem informações vagas sobre trânsito. Então, é preciso que seja feito esse fortalecimento até porque eles virão a fazer parte do trânsito no futuro com ainda mais veemência”, pontuou.

Os arte-educadores encenaram situações de uso da faixa de pedestres, equipamentos de segurança, sinalização e também de acidentes. O aluno do 3º ano, Isaac Modesto, de onze anos, disse que aprendeu informações úteis enquanto assistia as apresentações. “Aprendi sobre a importância do uso do capacete e que os riscos de acidentes graves são menores por parte de quem usa”.

Já pela tarde, uma equipe da Semma sensibilizou os alunos para a importância da reutilização de materiais recicláveis e enfatizou a necessidade da prática da coleta seletiva. A pequena Graziela Martins, de oito anos, percebeu a importância de cuidar do meio ambiente. “Devemos ter cuidado com a natureza e sobre materiais que despejamos junto com o lixo. Devemos separar o vidro, plástico, metal e o papel como foi ensinado pra gente”, descreveu a aluna.

Para Cláudia Pantoja, responsável pela escola, a ação trabalhou de forma completa a cidadania dos pequenos. “É preciso que eles se envolvam nos assuntos aqui repassados. A ação integrada vem para incentivá-los e mostrar a eles como se comportarem diante das situações no trânsito, sobre o meio ambiente e com a saúde. É muito importante também porque eles vêm a ser multiplicadores em suas casas e repreendendo nas situações adversas”, destacou Cláudia.

Texto: Andre Macedo
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)