Procissão luminosa dá início às manifestações religiosas pela Semana Santa

55637_149580A noite desta quarta-feira, 01, foi marcada pelo início das procissões em homenagem a Semana Santa. A Catedral Metropolitana de Belém promoveu a Procissão Luminosa, o traslado do Senhor dos Passos, da Catedral da Sé para a Basílica Santuário de Nazaré.
Às 18h foi realizada a missa e a reza do terço, celebrada pelo Padre Gonçalo José Vieira, em seguida os fies foram às ruas acompanhando a imagem de Jesus Cristo carregando a cruz.
Este é o quarto ano que a procissão acontece e segue por um percurso de aproximadamente 3 km, passando pela Padre Champagnat, Dr. Assis, Almirante Tamandaré, Gama Abreu e Avenida Nazaré rumo à Basílica.
“É a primeira vez que participo da procissão, este ano vou a quase todas as manifestações. A Semana Santa é uma data especial, podemos lembrar e agradecer o sacrifício feito por Jesus”, declarou a empresária Edna Martins.
Para a estudante Amanda Souza, a procissão é um momento emocionante. “É lindo e especial, podemos sentir toda emoção por Jesus ter dado a vida por nós. É momento para agradecer e pedir perdão”.

Trânsito
A procissão interditou, parcialmente as vias por onde passou e oito agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, Semob, estiveram com viaturas dando apoio aos fies e organizando o fluxo de trânsito durante o percurso.
A Semana Santa traz diversas manifestações às ruas e a Semob montou uma operação especial para dar apoio às procissões, encenações e manifestações que estão espalhadas em várias partes da cidade.

A única manifestação que terá interdição total da via será a Malhação de Judas da Cremação, que interditará a Rua Engenheiro Fernando Guilhon, entre Alcindo Cacela e Quintino Bocaiúva. Uma carreta palco será montada no local para as manifestações populares, que se iniciam às 9h da sexta-feira (3) e vão até às 21h.

No sábado (4) a programação segue de 9h às 12h. Agentes da SeMOB estarão no cruzamento com a Alcindo Cacela e com a Quintino Bocaiúva para orientar os condutores.

Quem precisar seguir na Engenheiro Fernando Guilhon rumo à Alcindo Cacela deverá dobrar na Quintino Bocaiúva e seguir na rua dos Mundurucus até a Alcindo Cacela. Já quem seguiria da Alcindo Cacela para a Quintino Bocaiúva irá pela São Miguel, dobrar na 14 de Março e seguir pela Pariquis à destino.

Outras manifestações ocuparão as vias da cidade, mas sem necessidade de interdição total. No início da manhã da sexta-feira (3) quatro agentes em duas viaturas e duas motos estarão dando apoio à procissão de Nosso Senhor dos Passos, promovida pela Catedral Metropolitana de Belém. A procissão inicia às 7h saindo da Basílica de Nazaré rumo a Assis de Vasconcelos, Gaspar Viana, Presidente Vargas, Manoel Barata, Padre Prudêncio, Gaspar Viana, Frutuoso Guimarães, Avenida Portugal, Presidente Champagnat.

Neste mesmo dia e horário a Procissão de Nossa Senhora das Dores ocupa as ruas da Cidade Velha com apoio de outra viatura com dois agentes. A manifestação sai da Igreja São João Batista, na Travessa Joaquim Távora e segue pela Dr. Malcher, Padre Champagnat, Siqueira Mendes, Travessa Dom Bosco, Dr. Assis, Capitão Pedro Albuquerque, Ângelo Custódio, Praça Felipe Patroni, Avenida Portugal, 16 de Novembro até o Santuário de Nossa Senhora das Mercês.

Também no início da manhã de sexta-feira uma viatura com dois agentes dará apoio a procissão da Paróquia de São Sebastião, na Pedreira. A saída da procissão é às 7h da Praça Doroth Stang e interditará parcialmente a via seguindo pela Passagem Santos Dumont, Mucajá, 3 de Outubro, Travessa São Sebastião.

No final da tarde de sexta-feira a Catedral Metropolitana de Belém promove a tradicional Procissão do Senhor Morto. Uma viatura com dois agentes acompanha a procissão que sairá pela Rua Dr. Assis, Travessa Alenquer, Rua Rodrigues Santos, Travessa Joaquim Távora, Rua Tomásia Perdigão e Padre Champagnat.

Também às 18h da sexta-feira dois agentes em uma viatura e uma motocicleta darão apoio a tradicional Paixão de Cristo de Canudos que se inicia na Avenida Cipriano Santos entre Travessa Nina Ribeiro e Guerra Passos  seguindo até a rua Américo Santa Rosa e terminando na Travessa Francisco Monteiro.

Texto: Priscylla Gester/ Nathalia Petta
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – SeMOB