Programação Maio Amarelo alerta estudantes sobre riscos no trânsit

57755_156793Agora foi a vez dos alunos da Escola Municipal Alzira Pernambuco receberem ações do Movimento Maio Amarelo. Na manhã desta terça-feira, 26, a quadra de esportes ficou pequena para o número de crianças que participavam de palestras e brincadeiras de conscientização por um trânsito seguro.

Alunos da Educação Infantil e do 6º ao 9º ano receberam instruções sobre como se comportar no trânsito e evitar possíveis acidentes. A ação faz parte da programação do Movimento Maio Amarelo, organizado pelo Projeto Vida no Trânsito da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e outros órgãos públicos e privados, onde o objetivo é chamar atenção da comunidade em geral para o alto índice de mortos e feridos no trânsito da cidade de Belém, além de promover mudança de hábitos, atitudes e valores.

Foram realizadas atividades interativas, como jogos de dados, que segundo a Coordenadora do Projeto Vida no Trânsito, Maisa Gomes, ajudarão para que as crianças se tornem agentes multiplicadores. “Queremos formar cidadãos conscientes para que estes mesmos se tornem agentes multiplicadores e auxiliem os pais na construção de um trânsito mais seguro”, relatou Maisa.

A Escola Municipal Alzira Pernambuco fica localizada no bairro do Marco, e este foi um dos motivos para a escolha da escola para integrar o projeto, que visa contribuir para a diminuição do alto índice de acidentes naquela região. O Bairro do Marco está entre os que apresentam maior número de ocorrências no trânsito.

A diretora da escola, Karla Gouveia, diz que é muito importante receber projetos como este, já que o trânsito é uma preocupação diária. “Sabemos que a escola está localizada em local próximo a vias muito movimentadas e consequentemente perigosas, onde condutores muitas vezes não respeitam as sinalizações, então este é um momento ímpar de conscientização. Acreditamos que a escola precisa ser multiplicadora dessas ações e contribuir para a diminuição do índice de acidentes no entorno”, destacou.

Na ocasião, três agentes arte-educadores da Turma do Trânsito realizaram uma dramatização que envolveu os alunos e também compartilharam dicas sobre como respeitar as normas de trânsito.

“O que mais me chamou atenção foram os palhaços que explicaram tudo de uma maneira bem dinâmica. As brincadeiras me fizeram recordar o dia em que eu estava voltando para casa de bicicleta e uma moto que não respeitou o limite de velocidade, me atropelou”, recordou a aluna Bruna Ribeiro, do 7º ano.

Os alunos da unidade também revelaram que a partir de agora ficarão mais atentos para as normas do trânsito. “Aprendi sobre os equipamentos de segurança, sobre a importância de atravessar na faixa de pedestres, e são coisas que também quero repassar para os meus pais”, disse a aluna Mariana Pantoja, do 8º ano.

Texto: Natasha Albarado
Foto: João Gomes / COMUS
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)