Projetos de servidores municipais serão executados pela Prefeitura de Belém

foto 6546516816516541Um curso que não visa apenas oferecer capacitação para os servidores municipais, mas também utilizar a experiência e sensibilidade desses profissionais para construir projetos de melhoria para o trabalho diário executado pela Secretarias Municipais. Esse foi o principal objetivo do curso “Servidor 400 anos”, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Escola de Gestão

Municipal, que na tarde desta segunda-feira, 25, certificou mais de 90 servidores.

Foram 20 propostas de melhoria construídas durante o curso e direcionadas para as Secretarias Municipais de Saúde, Mobilidade Urbana, Finanças e Fundação Papa João XXIII. Quatro desses trabalhos foram apresentados ao prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, ainda na tarde de hoje, no auditório da Federação de Indústrias do Pará (Fiepa).

“Eu acredito muito no serviço público, mas temos que trabalhar principalmente as pessoas, elas são capazes de fazer as mudanças”, falou o prefeito Zenaldo Coutinho, que ainda ressaltou a importância do compromisso das pessoas para o êxito dos projetos. Zenaldo garantiu que as quatro propostas apresentadas a ele serão incorporadas imediatamente ao cronograma de execução da gestão municipal.

“Cada servidor que participa desse curso e constrói um projeto passa a ser protagonista do serviço público e esse reconhecimento é muito importante, por isso é preciso que fique registrada a autoria dos projetos”, afirmou Zenaldo.

Um dos projetos apresentados ao prefeito de Belém foi o de otimização do atendimento prestado pela Semob, apresentado pela servidora Karollynne Caldas. Desenvolvido durante o curso “Servidor 400 anos”, a proposta se baseou em uma pesquisa trimestral do órgão que apontou os setores de liberação de veículos e de multas como os mais problemáticos, já que o tempo de atendimento era comumente excedido. A partir daí, os servidores apontaram algumas idéias para agilizar o serviço, como implantar um posto de recolhimentos de valores dentro do órgão e ampliar o número de servidores.

“As aulas ajudaram muito para que conseguíssemos fazer e concluir esse projeto”, contou Karollyne Caldas, que apenas com dois meses de serviço público foi escalada para participar do curso. “Foi muito bom porque eu tinha acabado entrar na Semob e já comecei a participar das aulas. Me deu a oportunidade de conhecer melhor a estrutura da Prefeitura e isso deixa todos mais estimulados com o serviço”, afirmou.

Além de Karollynne, o servidor Adriano Coutinho, que trabalha há três anos na Funpapa, encontrou na capacitação a oportunidade de desenvolver uma ideia que já tinha há bastante tempo, um projeto de informatização do banco de dados da Fundação. “Com o meu trabalho, eu já tinha percebido nossas dificuldades para integrar os dados dos dois centros POPs e do Camar – casa abrigo para moradores adultos de rua -, o que acaba gerando muitas vezes duplicidade de atendimento, mas só com o curso eu tive a oportunidade de construir, junto com meus colegas, esse projeto”, disse Adriano. “Foi interessante, pois nos ajudou também a conhecer pessoas das outras secretarias, interagir, e às vezes uma pessoa que vem de fora, com outro olhar, pode contribuir muito”, completou.

Ainda foram apresentados o projeto piloto de avaliação de qualidade do serviço prestado pela Sefin, defendido pelo servidor Naldir da Silva; e de padronização na dispensação de medicamentos nas unidades municipais, apresentado pela servidora Rosely da Silva Paes.

“Foi uma atividade muito interessante, eles estavam motivados e a receptividade foi muito boa”, destacou o coordenador geral da Escola de Gestão, Bernardo Sampaio. Ele garante que a ideia do prefeito Zenaldo Coutinho é continuar realizando os cursos e na próxima etapa outras secretarias deverão ser priorizadas pela iniciativa. Neste primeiro momento, foram 200 alunos selecionados pelo próprio RH das secretarias, que receberam aulas de coaching, direitos e deveres do servidor, educação ambiental, entre outros. As aulas começaram em novembro de 2015.

Representando todos os alunos que participaram da qualificação o servidor da Sefin, Maximiano Silvino Cardoso Neto, agradeceu os esforços da Escola de Gestão Municipal para oferecer a melhor qualificação e também entregou uma compilação dos 20 projetos elaborados ao prefeito de Belém.

“Esse é um momento profundamente importante para nós. Mais do que aprender teorias, implantar isso na prática é muito importante e essa iniciativa precisa ser ampliada”, concluiu Zenaldo Coutinho.

Participaram ainda da cerimônia a vice-prefeita de Belém, Karla Martins; secretária de Administração, Alice Coelho; titular da Semob, Ana Paula Grossinho; titular da Sesma, Sérgio Amorim; diretora geral da Sefin, Nádia Quaresma Jorge; e presidente da Funpapa, Adriana Azevedo.

Texto: Kennya Corrêa
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)