Quatro empresas de ônibus desistem de operar em Belém

onibusA partir deste sábado, 18, quatro empresas começam a sair da operação do transporte público de Belém: Viação Perpétuo Socorro, Viação Princesa, Transporte Vianorte e Vip Transportes. O serviço funcionará em sistema de transição entre as empresas que estão saindo e aquelas que estão assumindo as linhas, até que as novas empresas assumam completamente o serviço que inclui, entre outras coisas, a absorção dos funcionários daquela que encerra seus trabalhos.

As próprias empresas solicitaram a saída do sistema, alegando dificuldades em cumprir as determinações impostas pela Prefeitura de Belém quanto à qualidade do serviço, como a aquisição de veículos novos, cumprimento das ordens de serviço com horários determinados pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB), manutenção de local digno para os operadores do sistema (motoristas e cobradores) no final da linha com estrutura para a pausa entre viagens, investimento em capacitação dos operadores, pagamentos dos tributos e multas em dia.

“É importante destacar que nenhuma dessas empresas está sendo cassada. São elas que procuraram a Semob para entregar as linhas, alegando incapacidade técnica de cumprir as exigências que estamos fazendo em prol da qualidade do serviço à população”, justifica Maisa Tobias, superintendente da Semob. “Será feito um compartilhamento provisório de linhas, em que a empresa que sai e a empresa que entra trabalharão em conjunto por um período. É o tempo necessário para a chegada dos veículos novos que serão inseridos nas linhas e a absorção completa dos funcionários, que terão que dar baixa em carteira na empresa anterior para entrar na nova”, explica Maisa. “Ficou acertado junto às novas empresas que todos os veículos postos em circulação sejam de 2013 ou 2014, e que eles serão operados prioritariamente por estes funcionários que entrarão no quadro”, completa.

As linhas operadas pela Viação Princesa serão divididas entre Belém Rio (Icoaraci-São Brás, Outeiro-São Brás itinerário A e B, Fama-Fidélis-São Brás, Pratinha Ver-o-Peso, Outeiro-Presidente Vargas, Fama-Fidélis-Icoaraci, Águas Negras-São Brás, Icoaraci-Centro via Centenário, Paracuri-Ver-o-Peso, Mosqueiro-São Brás, Icoaraci-Cidade Nova itinerário A e B, Icoaraci-Almirante Barroso e Castanheira-Pátio Belém) e Vialoc (Icoaraci-Presidente Vargas, Icoaraci-Ver-o-Peso e Eduardo Angelim-Ver-o-Peso). A Viação Princesa ainda continuará com uma linha exclusiva, a Icoaraci-Paracuri-Castanheira, pelo prazo de 60 dias, quando outra empresa deverá assumi-la.

Da mesma forma, a Vip manterá pelos próximos 60 dias as linhas Icoaraci-UFPA e Icoaraci Castanheira. Todas as demais linhas operadas por ela serão repassadas à Belém Rio, também com um período de transição. São elas: Pratinha-Ver-o-Peso, Sideral-Shopping Castanheira, Sideral Praça Dom Pedro II, Sideral-Presidente Vargas, Tapajós-Ver-o-Peso, Icoaraci-Ver-o-Peso, Icoaraci-Almirante Barroso (itinerário A e B), Icoaraci-Presidente Vargas, Icoaraci-São Brás, Icoaraci-Cidade Nova, Outeiro-São Brás, Outeiro-Presidente Vargas, Fama-São Brás e Fé em Deus-Ver-o-Peso.

A Belém Rio absorverá quase todas as linhas da Vianorte: Castanheira-Ver-o-Peso, Sideral-Shopping Castanheira, Jardim Sideral-Praça Dom Pedro II, Sideral-Presidente Vargas, Tocantins-Presidente Vargas, Icoaraci-Almirante Barroso, Icoaraci-São Brás, Outeiro-São Brás, Icoaraci-Marituba, Icoaraci-Centro, Icoaraci-Centro Comercial. A exceção é a linha Icoaraci-Marituba, que ficará com a Barata Transportes.

Completando este pacote de mudanças, a Perpétuo Socorro, a partir do dia 30 de outubro, deixará gradativamente de operar a linha Marex-Felipe Patroni, a última que ainda estava sob sua responsabilidade, visto que a empresa já havia tido as linhas Marex-Arsenal (que passou para a empresa Monte Cristo) e Marex-Presidente Vargas e Marex Ver-o-Peso (que passaram à Rio Guamá) cassadas durante a Operação Corujão realizada pela Semob no mês de julho.

Com a absorção das linhas por empresas melhor estruturadas para atender à demanda, Maisa Tobias diz que a população será amplamente beneficiada. “Só ficará no sistema quem tem condições de atender a todas as exigências mínimas de qualidade. A população de Belém merece um transporte público digno”, ressalta.

“Neste período de transição vamos operar temporariamente com veículos que a empresa já tem, anos 2011, 2012 e 2013. Mas todas essas linhas que vamos assumir serão em breve atendidas por alguns dos 191 ônibus novos que estamos adquirindo. Inclusive, haverá dez com ar condicionado, algo nunca ofertado para a comunidade de áreas como Icoaraci e Outeiro. Serão, respectivamente, quatro veículos com ar condicionado para atender a população de Outeiro e seis para Icoaraci”, antecipa Edgar Romero Rodrigues Alves, da Belém Rio.

Texto: Esperança Bessa

Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus

Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)