Representantes da Caixa Econômica visitam o sistema BRT Belém

Ônibus ExpressoFuncionários da Caixa Econômica Federal fizeram uma visita ao sistema Bus Rapid Transit – BRT Belém, nesta segunda-feira, 12, para conhecer de perto o projeto de mobilidade urbana que está sendo implantado com ajuda de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), administrado pela instituição financeira.
A bordo de um dos ônibus do BRT, a visita começou pela Estação Antônio Baena e finalizou no Terminal Mangueirão. No Terminal, eles puderam conhecer o Centro  de Controle Operacional, os acessos para o terminal, as galerias de acesso às plataformas e as três plataformas em funcionamento. O engenheiro responsável pelo projeto, Claudio Soares, também fez uma apresentação detalhada sobre as etapas e andamento do projeto.
O gerente de governo da Caixa Econômica em Belém, Paulo Cunha, falou da importância dos funcionários verem como o trabalho deles reflete no andamento do projeto. “Estamos aqui com funcionários de áreas que lidam diretamente com os recursos liberados para a execução da obra do BRT. Sabemos da importância do projeto e, por isso, trabalhamos para contribuir com a realização dele. Os recursos do FGTS, aqui empregados, são uma forma de retorno para o trabalhador e a população, por meio dos benefícios que a obra trará para todos”, afirma o gerente.
Para o secretário municipal de Urbanismo, Adinaldo Oliveira, a parceria com a Caixa vai além de uma relação financeira. “A Caixa não é apenas um agente financeiro. A equipe técnica acompanha todo o projeto, participando, de forma efetiva, da execução dessa obra que não se resume apenas à construção da canaleta do BRT, mas trata-se de uma grande obra de urbanização da Augusto Montenegro”, avalia o titular da Seurb, órgão que gerencia e fiscaliza as obras.
O recurso total para a implantação do BRT na Augusto Montenegro é de, aproximadamente, R$ 263 milhões. Desse montante, cerca de R$ 150 milhões já foram investidos na conclusão do primeiro trecho das obras e no andamento do segundo trecho.
Obras – A obra já foi concluída no primeiro trecho do BRT Augusto Montenegro, entre Entroncamento e Mangueirão, e iniciada a operação do sistema. São mais de três quilômetros de via completamente urbanizada e pavimentada, com corredor do BRT, nova rede de drenagem, novas calçadas, ciclovia e novo projeto de iluminação pública. Nesse trecho, três estações foram finalizadas, sendo que uma delas está em operação.
O Terminal Mangueirão, com 16 mil metros quadrados de área construída, já está com cobertura das plataformas, elevadores e escadas rolantes instalados. As pistas das plataformas também foram concluídas e estão liberadas para tráfego.
No segundo trecho, as obras já avançaram até o Tapanã. Cerca de 80% da canaleta foi concluída nesse trecho. Até a Avenida Independência, além da canaleta, também foram realizados os serviços de drenagem e pavimentação asfáltica. Também está em andamento a construção das três estações que funcionarão entre a Independência e o Tapanã. A obra toda está prevista para ser finalizada até o segundo semestre de 2017.

Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Ascom Seurb
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)