Segunda estação do BRT Almirante Barroso começa a ser construída

CreateThumbnail (2)Teve início na última sexta-feira a construção da segunda estação do BRT Almirante Barroso. A estrutura fica no cruzamento da Avenida Júlio Cesar. Ao longo da via serão sete pontos com estações que vão funcionar de forma integrada ao BRT da Augusto Montenegro, visando reduzir o tempo de viagem entre o centro da cidade e os bairros mais afastados.

As estações serão construídas sucessivamente e finalizadas dentro de, aproximadamente, 10 meses. A etapa de obras do BRT Almirante Barroso começou no último dia 6, com a construção da Estação Antônio Baena, entre as travessas das Mercês e Curuzu.

De acordo o diretor do Departamento de Obras da Seurb, Reinaldo Leite, enquanto começam os serviços de fundação da nova estação, a primeira já está em estágio avançado. “Nesses quinze dias de serviços, já foi finalizado o piso em concreto, da base da estação. A próxima etapa é instalar as estruturas laterais e a cobertura. Estamos trabalhando para que tudo  transcorra dentro do prazo”, explica o engenheiro.

Cerca de 60 funcionários trabalham, simultaneamente, nas duas estações. Cada uma delas será constituída de uma base com cerca de 90 metros quadrados e cobertura em torno de 350 metros.

Com a previsão de começar a operar de forma experimental, ainda neste semestre, a primeira etapa do sistema integrado do BRT Belém vai funcionar a partir do Terminal Mangueirão e seguirá até São Brás.

Ciclovia – Para montar os canteiros de obra, a ciclovia da Almirante Barroso foi interditada, no trecho entre as avenidas José Malcher e Tavares Bastos. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) orienta aos ciclistas que evitem a área interditada e trasitar pela canaleta do BRT, desviando caminho pela vias alternativas, indicadas em placas colocadas nos cruzamentos. São as avenidas: Júlio César, Brigadeiro Protásio, Duque de Caixas e José Bonifácio.

Agentes da Semob estarão nos pontos interditados da avenida Almirante Barroso para orientar os ciclistas. Ao final do período de obras, a ciclovia será liberada, em toda sua extensão.

Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: João Gomes / COMUS / Tássia Barros – COMUS
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)