Segundo dia de prova do Enem é marcado pela tranquilidade, fluidez e segurança no trânsito, neste domingo, 12

O segundo dia de aplicação de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo, 12, foi marcado pela tranquilidade no trânsito. Para garantir a fluidez no acesso aos locais de provas, a Prefeitura de Belém,  por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), posicionou agentes nos principais acessos para organizar o trânsito, orientar condutores para evitar fila dupla ou demora no desembarque e garantir a travessia segura dos pedestres.

Entre os locais de prova de grande movimentação, durante a manhã deste domingo, foi na Universidade da Amazônia (Unama). Os agentes organizaram o trânsito, na avenida Alcindo Cacela, não permitindo estacionamento em fila dupla e nem a demora no desembarque para garantir que o trânsito fluísse.

Grande movimentação

Maior movimentação de veículos e de candidatos chegando ao local de prova foi um pouco antes do portão se abrir. Os candidatos atravessavam a via na faixa ou fora dela com a ajuda dos agentes, que orientaram os condutores, a partir da rua Bernal do Couto, a parar quando houvesse necessidade de algum candidato precisar atravessar com segurança e sem demora,  para não haver atrasos.

Equipes da Semob também se posicionaram nos três portões da Universidade Federal do Pará (UFPA), na avenida Perimetral. Outro ponto, com agentes de trânsito posicionados, na rua dos Mundurucus com a rua dos Tupinambás, que dão acesso ao Colégio Ideal.  A movimentação nesses locais foi muito tranquila.

A avenida Augusto Montenegro contou com equipes fixas em pontos estratégicos nas esquinas com as avenidas Centenário e Tapanã. Desses locais, os agentes poderiam ser acionados para atender às possíveis ocorrências de trânsito para evitar prejuízo ao acesso ao Enem.

O motorista de aplicativo Josivan Costa, fez muitas corridas com candidatos que iriam fazer prova do Enem. Ele precisou parar várias vezes em frente aos locais de prova para desembarcar. “É importante a presença do agente de trânsito para evitar que os condutores não demorem no desembarque, para evitar congestionamentos. Assim, o trânsito fica mais organizado”, observou o motorista.

Centro de Controle – “Tudo tranquilo, bem melhor que no primeiro dia de prova. Quinze minutos antes de fecharem os portões, não tinha mais fila em nenhum lugar”, avaliou o supervisor de Operação de Trânsito,  Elias Jardim,  que fez plantão no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), montado pela Secretaria de Segurança Pública (Segup) para garantir a segurança no Enem.

O fluxo acabou antes do horário de fechamento dos portões, segundo Elias Jardim. Ele explica, que a preocupação da Semob foi garantir que todos os candidatos chegassem no horário e com tranquilidade.

Rondas – Três equipes de agentes de transporte realizaram ronda em três viaturas nos  terminais de linha de ônibus, fiscalizando os horários e o cumprimento de ordem de serviço que determinou a operação da frota total dos dias úteis. Medida necessária para garantir a oferta de ônibus aos candidatos no caminho aos locais de prova.

Gratuidade assegurada

Os agentes também fiscalizaram o cumprimento do Decreto  N° 108.559/2023, de 1° de novembro, da Prefeitura Belém,  que garante a gratuidade no ônibus aos candidatos que foram fazer prova, bastando apresentar o comprovante de inscrição e documento de identificação oficial com foto.

A tranquilidade foi percebida pela maioria dos candidatos. Jaqueline Brito mora no Bengui e precisou pegar dois ônibus para chegar à Unana.  “Cheguei cedo, os ônibus não demoraram a passar e fui isenta de pagar passagem nos dois coletivos”, disse a candidata a uma vaga para o curso de Fisioterapia.

A candidata a uma vaga em Pedagogia, Letícia Pinheiro, também pegou dois ônibus e não pagou passagem em nenhum deles. Ela saiu de casa,  na Pratinha 1, às  10h20 e  chegou às 11h46. “Não demorei a pegar onibus e cheguei rápido, dentro do horário e antes da abertura do portão”, pontuou.

Leonardo Cardoso da Costa garantiu seu direto à gratuidade nos dois ônibus que ele e a mãe Ana Lúcia pegaram para chegar à Pedreira. “Pegamos dois ônibus.  Mas, não demorou. Saímos de casa, no Maguari, às 10h30 e chegamos às 11h15. Muito rápido.  Colocaram bastante  ônibus”, observaram mãe e filho.

Texto:

Rosangela Gusmao