Semáforos garantem segurança na travessia no bairro de Canudos

?????????????????????????????????????????????????s ?????????????????????????????????????????????????sQuem passa agora pela rua Fernando Guilhon com a travessa Silva Rosado encontra um cruzamento semaforizado que dá mais segurança para condutores, pedestres e ciclistas. A ligação do equipamento ocorreu às 9h desta sexta-feira, 05, com a participação de alguns moradores da área comemorando a novidade que ordena o tráfego no local.

“Era uma coisa que a gente precisava há muito tempo. Já vi muitos acidentes aqui, até com morte, porque os motoristas não respeitam ninguém nesse cruzamento”, disse a dona de casa Shirlene Oliveira, a primeira a se utilizar da nova faixa para a travessia. “Quando cheguei na esquina vi que tinha algo diferente. Sem dúvida agora está mais seguro para atravessar”, elogiou a senhora, que passeava com a filha Eloísa Fernanda, 5.

Maisa Tobias, à frente da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), aproveitou a presença da população para lembrar que o semáforo é um equipamento público de bem coletivo, portanto deve ser preservado por todos. “Estamos colocando aqui o que há de melhor e mais moderno em equipamento semafórico. É importante que vocês valorizem e preservem isso”, ressaltou.

O vereador Orlando Reis também participou da ligação do semáforo. Atuante na área, ele diz que aquele ato simples atendia a uma reivindicação antiga da comunidade na área. “A necessidade se tornou mais acentuada nos últimos tempos, quando diversas obras no entorno, como o prolongamento da avenida João Paulo II, deram um fluxo significativo à área. Canudos é um bairro em expansão, com um número cada vez maior de moradores e, consequentemente, de veículos, e um importante bairro de ligação a outros pontos da cidade. A prefeitura de Belém, por meio da Semob, está de parabéns pela iniciativa”, destacou.

Um exemplo de como o bairro está atraindo novos moradores é Elder Oliveira, vendedor, 30, que há quatro meses se mudou para a área. “Estou aqui há pouco tempo, mas já percebi que a confusão no trânsito era grande. Ninguém sabia muito de quem era a preferencial. Vi muitos acidentes, pelo menos uns dois por semana. Em quatro meses que moro aqui foram mais de dez acidentes”, relatou.

“Estes semáforos são não só fruto de demandas das comunidades da área, como também reflexo da mudança de tráfego nesses locais, o que vinha ocasionando muito conflito entre pedestres, condutores e ciclistas. A intenção é melhorar o tráfego, diminuir os acidentes e tornar estas vias mais seguras para todos”, destacou Maisa Tobias.

A implantação dos semáforos vem sendo realizada desde o início da gestão, mas intensificada desde setembro deste ano, com a implantação de equipamentos mais modernos, com luzes de LED. Na manhã desta sexta-feira, passou a funcionar também o semáforo do cruzamento entre a travessa Curuçá com Soares Carneiro. Os próximos endereços a receberem a semáforos são Fernando Guilhon com 9 de Janeiro, Caripunas com 9 de Janeiro e, em Icoaraci, nas esquinas da Berredos com Padre Júlio Maria, e São Roque com Padre Júlio Maria.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Samdy Mendes/ Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)