Semana de Trânsito leva lazer e educação ao Portal da Amazônia

?????????????????????????????????????????????.A programação da Semana Nacional de Trânsito 2015 promovida na capital desde o dia 17 pela Prefeitura Municipal, através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), levou atividades culturais, de lazer e educativas aos pedestres, ciclistas e demais frequentadores do Portal Amazônia, neste domingo, 20. A programação pretende alertar a população sobre o tema “Seja você a mudança no trânsito!”.

Para os amantes da bike, agentes da Semob deram orientações de como circular com segurança nas vias públicas. De acordo com o técnico de segurança e educação para o trânsito, Manoel Pinheiro, é necessário educar quem utiliza a bicicleta já que as ciclovias estão sendo expandidas pela Prefeitura de Belém. “Nós orientamos quanto ao uso correto da bicicleta, andando sempre em fila indiana, usando roupas claras e equipamentos adequados, como capacete, retrovisor, buzina e refletores”, explicou o agente.

A ação também contou com a parceria de outros órgãos. A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) levou o Projeto Brinca Belém ao espaço, que ofereceu atividades recreativas e diversão para crianças e jovens, com cama elástica, pintura, escorrega, totó e mesa de ping-pong.

A dona de casa Patrícia Rodrigues, sempre leva a filha Sophia para passear no Portal e ficou surpresa com a ação deste domingo. “Muito interessante este tipo de atividade para distrair a criançada. Poderia ter todo final de semana”, declarou.

Agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) participaram com o Projeto Vida no Trânsito, distribuindo panfletos e refletores luminosos para bicicletas para alertar sobre a prevenção de acidentes. “A prevenção aos acidentes de trânsito é muito importante. Visto que, 70% dos leitos públicos estão ocupados com vitimas desse tipo de acidente”, alertou a coordenadora de prevenção de acidentes da Sesma, Maisa Moreira.

O público do Portal aproveitou, ainda, o som de um trio elétrico e da banda Samba Rock S/A que empolgou a galera com sucessos do rock e do pop ao ritmo do samba.

A programação da Semana Nacional de Trânsito prossegue nos próximos dias com blitz e ações educativas em diversos locais da cidade, além de audiências públicas sobre temas relevantes para a mobilidade urbana de Belém.

Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Tássia Barros – Comus
Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN)