Semob adota novas restrições de tráfego na área das obras do BRT

60288_173729Para dar mais segurança aos moradores e fluidez ao trânsito nas áreas do entorno da interdição da Augusto Montenegro – que vai da WE- 2 no Conjunto Gleba 1 da Cohab, até o Entroncamento – a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, Semob, adotou uma operação emergencial de trânsito e transporte que já começa na tarde desta quarta-feira,23, em parceria com a Guarda Municipal e Polícia Militar.
A principal delas é o estabelecimento de uma mão única no sentido Augusto Montenegro – Centro, em algumas ruas da rota de desvio. A partir das 17h até as 20h30 de hoje, agentes de trânsito estarão orientando motoristas pois a WE-2 até a Passagem SN-6 bem como a Passagem SN-6 até a Passagem Dalva, passam a ter sentido único neste horário. A medida se repete também durante as manhãs, de 6h30 às 9h30, mas as vias se tornarão mão única 24 horas assim que a sinalização estiver concluída e até o fim da interdição.
“Nós começamos trabalhando a interdição de forma mais ampla, com menos impacto para a população, mas diante de alguns problemas de tráfego e segurança, resolvemos restringir a entrada de veículos nas áreas de desvios e restabelecer o sentido de algumas ruas. Agora estamos empreendendo medidas mais fortes, alterando sentido das vias. Dada a situação emergencial iniciaremos o procedimento de mão dupla nas horas de pico com os agentes de trânsito nos principais pontos, mas já estamos providenciando sinalização. Temos um cuidado nessas restrições para não prejudicar a acessibilidade mas estamos primando pela segurança”, disse a titular da Semob, Maisa Tobias.
Além disso, operações de fiscalização vão ser realizadas no Conjunto Gleba 1 para impedir a entrada de transporte alternativo bem como veículos de carga pesada. “Vamos reduzir as linhas de ônibus dentro do conjunto para melhorar o tráfego, mas coibiremos a entrada de veículos de carga com peso superior a 5,5 toneladas e transporte alternativo, com blitz diárias na área, pois assim é mais uma forma de garantir a segurança da população e melhorar o fluxo”, completou Maisa.
Linhas de ônibus
A partir desta quinta-feira,24, a Semob vai restringir a entrada de linhas de ônibus pelas áreas de desvio de itinerário, reprogramando algumas linhas para que já acessem o centro da cidade pela Avenida Centenário evitando o tráfego intenso de coletivos por dentro dos conjuntos residenciais. As linhas 665 – Cordeiro de Farias – Pte. Vargas, 752 – Conjunto Maguari – Ver-O-Peso, 761 – Satélite – Felipe Patroni, 767 Sideral – Pte. Vargas, 783 Tenoné – Pte. Vargas, 784 Tenoné – Ver-O-Peso,  869 – Tapanã – Pte. Vargas, 872 – Icoaraci – Almte. Barroso(Expresso) e 890 – Eduardo Angelim Ver-O-Peso, farão o desvio pela  Av. Centenário da Assembléia de Deus, Av. Paulo Frota, Av. Júlio César, retorno na rotatória da Av. Pará, Av. Júlio césar a destino. A linha Bengui- Ver-o-Peso irá acessar o centro da cidade pela Rua da Marinha, Rua Rodolfo Chermont, Av. Tavares Bastos, Av. Almirante Barroso, a destino.
As demais linhas seguem os desvios programados desde o início da interdição que definem que  os ônibus que vêm no sentido Icoaraci-Belém com destino ao centro via Avenida Almirante Barroso é pela  Rua da Marinha, Avenida Rodolfo Chermont e Tavares Bastos até Almirante Barroso. Já os ônibus que acessam o centro, via Pedro Álvares Cabral, entram na própria WE-2 e seguem pela Passagem Samaritana, depois Avenida Dalva até a Pedro Álvares Cabral. O mesmo caminho está sendo feito pelos coletivos que vêm de Icoaraci com destino à rodovia BR-316, porém, com acesso à Almirante Barroso no sentido de saída de Belém. Para melhorar a sinalização na área a Semob também demarcará os pontos de paradas de ônibus nos trajetos do desvios.
Também como forma de melhorar o tráfego na área a Semob fará um reposicionamento dos pontos de paradas que ficam próximo à interdição. No sentido Entroncamento – Icoaraci haverá a desativação provisória dos  pontos de paradas em frente ao Conjunto Gleba 3, bem como a que fica abaixo da passarela, devendo o usuário utilizar o ponto de parada em frente ao Colégio Santa Madre, que passará de ponto de parada seletivo a ponto de parada comum. No sentido Icoaraci-Entroncamento o ponto de parada em frente ao Conjunto Gleba 1, após a Rua da Marinha, continuará desativado provisoriamente, devendo o usuário utilizar o ponto de parada seguinte, próximo à passarela.

Texto: Nathalia Petta
Foto: Neldson Neves
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)