SeMOB alerta ciclistas sobre risco de acidentes em ciclovia interditada

CreateThumbnail (5)Para a construção das sete estações previstas na implantação do sistema BRT na Avenida Almirante Barroso, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) interditou o trecho da ciclovia que fica entre as avenidas José Malcher e Tavares Bastos. Para maior segurança de todos, agentes de trânsito da Semob e apoiadores operacionais estão presentes nos pontos interditados da via.

Enquanto a ciclovia da Almirante Barroso permanecer interditada, a Semob está orientando os ciclistas que circulam pela via que, se  possível, desviem caminho por vias alternativas. Ao final das obras, previsto para ocorrer ainda neste primeiro semestre, a ciclovia será liberada em toda a sua extensão. Como rota, o órgão sugere as avenidas Duque de Caxias e João Paulo II.

A Semob também orienta que onde não há sinalização específica, os ciclistas podem trafegar normalmente pelas vias desde que adotem medidas de segurança, como, por exemplo, transitar próximo ao meio-fio, parar no sinal vermelho e não transitar na contramão da via.

Carlos Moura, frentista de um posto de gasolina localizado na avenida Almirante Barroso, diz que já presenciou muita imprudência no trânsito por parte de ciclistas. “Mesmo antes, com a ciclovia liberada, havia alguns ciclistas que passavam pela pista do BRT, colocando sua vida em risco, pois o ônibus batendo em alguém provoca sequelas para o resto da vida, isso quando não a morte. Essa atitude é um perigo iminente, principalmente agora que o trecho da ciclovia está interditado para obras”, alerta.

A opinião também é compartilhada pelo estudante José de Arimatéia, que usa a bicicleta diariamente como meio de transporte para a escola. Segundo ele, é comum ver ainda ciclistas usando a ciclovia interditada ou mesmo na pista do BRT. “Gente, com a segurança não pode brincar. Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”, diz ele, que enquanto a ciclovia estiver interditada está desviando o caminho pela Travessa Antonio Baena para chegar à Avenida Nazaré.

Segurança

Com a previsão de começar a operar em caráter experimental ainda neste primeiro semestre, a primeira etapa do sistema integrado do BRT Belém vai funcionar a partir do terminal de integração do Mangueirão e seguirá até o ponto de retorno em São Brás, em frente à Praça da Leitura, ligando os dois pontos em uma viagem de aproximadamente 20 minutos.

O diretor de Trânsito da Semob, Marcos Chagas, informa que a opção de interditar toda a ciclovia no trecho São Brás/Tavares Bastos é para maior segurança dos ciclistas e evitar que eles entrem na canaleta do BRT como rota de fuga da interdição e exponham suas vidas em risco. “Os ciclistas devem pegar os caminhos alternativos  e estar atentos para fazer o desvio no local certo, com segurança”, disse.

Texto: Paulo Hélio Souza
Foto: Oswaldo Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)