SeMOB altera itinerário de linhas de ônibus em Belém

??????oA partir deste sábado, 22, para melhor atender os moradores do bairro da Marambaia e do conjunto Gleba III, no bairro da Nova Marambaia, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) vai alterar o itinerário da linha Jaderlândia-Felipe Patroni, que passará a se chamar Jardelândia-Felipe Patroni (via Gleba III), além de estender o itinerário das linhas Djalma Dutra e Marambaia-Ver-o-Peso.

A alteração atende a numerosas solicitações registradas pelo serviço de atendimento ao usuário da SeMOB, dos moradores do conjunto Gleba III em busca de uma linha que atendesse aquela comunidade. O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, também já havia se comprometido a atender essas solicitações.

O itinerário da linha Jardelândia-Felipe Patroni (via Gleba III) continua praticamente o mesmo, com uma pequena alteração apenas dentro do conjunto: ao invés do ônibus seguir pela rodovia Transcoqueiro, para logo pegar a Avenida Augusto Montenegro, ele irá pela passagem Snnap, depois rua C (dentro do Gleba III), para então seguir pela avenida Augusto Montenegro e destino. Além disso, a linha também vai contar com ônibus expressos na sua frota.

Segundo o diretor geral da SeMOB, Gilberto Barbosa, os usuários que pegavam o ônibus na rodovia Transcoqueiro não ficarão desamparados com a mudança. “Os moradores daquela região ainda contarão com duas linhas de ônibus para se deslocar ao centro de Belém: Jaderlândia-Ver-o-Peso e Jaderlândia-Presidente Vargas”, explica.

Já a linha Djalma Dutra, que tinha o ponto final localizado no cruzamento da avenida Dalva com rua Anchieta, a partir deste sábado, passará a finalizar suas viagens no cruzamento da passagem Dalva com rua Quarta. Já a linha Marambaia-Ver-o-Peso, que antes passava pela rua Maravalho Belo, tanto no sentido Bairro-Centro, quanto no sentido Centro-Bairro, continuará com seu itinerário normal quando for para a área central de Belém, porém no retorno para o bairro a linha vai passar pela rua SN-06 e destino.

Nova empresa e nova linha

Também a partir da próxima semana, as linhas Jardim Europa-Presidente Vargas e Paracuri I-Ver-o-Peso passarão a ser operadas pela Vialoc Transporte. A mudança se deu em virtude de a antiga empresa que operava as duas linhas alegar dificuldades em cumprir as determinações impostas pela Prefeitura de Belém quanto à qualidade do serviço, como a aquisição de veículos novos, cumprimento das ordens de serviço com horários determinados pela SeMOB, manutenção de local digno para os operadores do sistema (motoristas e cobradores) no final da linha (com estrutura para a pausa entre viagens), investimento em capacitação dos operadores, pagamentos dos tributos e multas em dia.

Concomitantemente a isso, está em fase final de estudo a implantação de uma nova linha de ônibus no início do próximo ano. Segundo Gilberto Barbosa, a linha Pratinha-UFPA será criada para atender a demanda dos moradores do bairro da Pratinha, bem como do Tapanã e a área do aeroporto. O coletivo partirá do final da linha do Tapanã-UFPA, depois seguirá pela estrada do Tapanã, rodovia Artur Bernardes, avenida Júlio César, avenida Almirante Barroso e depois continuará o trajeto semelhante à linha Tapanã-UFPA.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Adriano Magalhães-Ag. Belém
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)