Semob na Comunidade fez 3,6 mil atendimentos em 2014

53693_136497 53693_136496O projeto Semob na Comunidade, que leva os serviços e ações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém para mais próximo da população, encerrou suas atividades em 2014 com um saldo mais que positivo. Ao todo, em 19 ações espalhadas pelos quatro cantos da cidade e distritos, indo desde comunidades carentes até shoppings, foram realizados 3.662 atendimentos.

Entre os serviços com maior demanda está a emissão de segunda via de Passe Fácil Estudantil, que somou 579 atendimentos. Quase 50% deles foi realizado em dois finais de semana de agosto, no Conjunto Maguari (111 carteiras emitidas) e no Tapanã (108 carteiras emitidas). Outro serviço com bastante demanda é a emissão de primeira e segunda via de Passe Fácil Sênior, para idosos, que somou 237 atendimentos no total. A maior procura ocorreu na estreia do projeto, no dia 27 de março deste ano, na feira do Ver-o-Peso, com 54 carteiras emitidas.

Além do Conjunto Maguari, Tapanã e Ver-o-Peso, o Semob na Comunidade, em seu primeiro ano de atividades, passou pelos bairros de São Brás, Guamá, Terra Firme, Jurunas, Águas Lindas, Marambaia, conjunto Augusto Montenegro II (Cabanagem) e Cohab Gleba II (Marambaia) e distritos de Mosqueiro, Icoaraci, Cotijuba e Outeiro, além de ações no Parque Shopping, Sest/Senat, Boulevard, Igreja da Sé e Pão de Santo Antônio.

Foi no Pão de Santo Antônio,aliás, que ocorreu o encerramento das atividades de 2014, no último sábado, 14, com a presença de muitos idosos que residem no local ou que trabalham lá de forma voluntária. É o caso de Maria Ruth Penna de Carvalho Lobato, 69, que aproveitou a ida ao espaço no sábado para emitir a credencial de estacionamento preferencial de idoso. “É sempre bom estar resguardado com algum documento na hora de usar essas vagas”, disse a senhora. Damilton Ferreira, que este mês completa 71 anos, também fez a emissão de credencial de estacionamento. “Sempre uso essas vagas, mas é bom estar credenciado caso alguém venha questionar a utilização da vaga”, justificou.

O Semob na Comunidade leva à população ainda serviços de emissão de Passe Fácil Especial para portadores de deficiência física, ações de educação no trânsito, consulta jurídica, consulta a multas, Ouvidoria, solicitação de sinalização e consulta a táxi. Mas, além dos serviços, também são levadas à comunidade melhorias, em especial na sinalização da área atendida. Foi o que ocorreu, por exemplo, durante o encerramento no Pão de Santo Antônio, cujo semáforo que fica na esquina da Avenida José Bonifácio com a Rua Paes e Souza ganhou nova estrutura com botoeira e temporizador para ajudar na travessia de idosos e portadores de necessidades especiais que frequentam aquela área. Durante a ação, a equipe de educação da Semob orientou os pedestres sobre como acionar o semáforo e a atravessar a rua com segurança.

O Semob na Comunidade tem parceria com Secretaria de Segurança Pública (Segup), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Secretaria Municipal de Economia (Secon), que também levam os seus serviços à população, dependendo da demanda.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)