Semob na Comunidade leva serviços à população de Mosqueiro

55030_14598855030_14599155030_145994O dia amanheceu chuvoso, mas isso não foi impedimento para que os moradores da Baía do Sol, em Mosqueiro, lotassem a Escola Municipal Lauro Chaves no último sábado, 7, para participar do Semob na Comunidade. Numa das maiores programações realizadas pelo projeto, a programação que iniciou às 8h se estendeu por toda a tarde, ofertou não apenas os serviços da Superintedência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, mas também exames médicos, cadastros trabalhistas e outros benefícios à população.

Só para emissão de Passe Fácil Estudantil em primeira e segunda vias foram distribuidas 215 senhas até às 15h, e feitas mais de 30 emissões de Passe Fácil Sênior. “Tenho 66 anos e nunca tirei carteirinha. Tenho que pagar a passagem, porque o cobrador não me deixa viajar sem o documento. Agora não terei mais esse problema”, comemorou Maria das Graças Silva de Souza.

Foram realizados também agendamentos de perícia para o Passe Fácil Especial, para deficientes físicos. Como é o caso do sobrinho de Maria Raimunda de Lima Farias, de 25 anos, que tem problemas neurológicos e ainda não possui carteira de gratuidade. “Agora vamos levá-lo para a perícia. É muito importante ter o documento”, destacou a tia do jovem. “Este é um serviço de cidadania, um dia para oferecer a vocês um pouco dos nossos serviços, tirar dúvidas e trocar informações”, disse Maisa Tobias, saudando a população.

Paralelo aos serviços ofertados, foram ofertadas aulas de educação de trânsito para 150 crianças e realizadas palestras como “A Comunidade e o Poder Público”, ministrada pelo assessor superior da Semob, Abrão Laredo, “Sistema Público de Transporte Local: Organização Institucional e Operacional”, com Gilberto Barbosa, diretor geral da SeMOB, “Educação no Trânsito: Elementos do Trânsito e Comportamento Seguro”, ministrada pelo técnico em segurança e educação no trânsito, Manoel Costa,“Mobilidade Urbana e Cidadania”, com Francimário Arcoverde, diretor de Planejamento da SeMOB, e “Direito de Ir e Vir: Construindo Uma Sociedade Melhor”, com Higor Mai, procurador jurídico do órgão.

Também foi realizada uma reunião sobre transporte alternativo na Baía do Sol, reunindo representantes da comunidade e cooperativas de transporte. Na pauta, muitas denúncias de cooperados que descumprem os horários acordados para circular pelo bairro. “No fundo todo mundo – Semob, comunidade e cooperativas organizadas – quer a mesma coisa: um transporte eficiente  na Baía do Sol. O que todo mundo quer é que o sistema de cooperativas dê certo, então é preciso alinhar o serviço e aparar as arestas, ajustandos os problemas”, destacou Maisa Tobias. Da reunião ficou acertado que fiscais voluntários da comunidade e funcionários das cooperativas enviarão à Semob planilhas com os horários de circulação das vans. Esses dados serão cruzados e as cooperativas terão que suprir as falhas detectadas.

OUTROS SERVIÇOS

Além de levar seus serviços para Mosqueiro, o Semob na Comunidade conta com parceiros para oferecer outros serviços durante a mobilização popular. O Portal do Trabalhador, por exemplo, fez o cadastro para emissão de 80 carteiras de trabalho, e ainda fez encaminhamentos para seguro desemprego e recebeu currículos para cadastro. O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, fez 87 encaminhamentos, entre eles para certidão de nascimento e Bolsa Família.

Cerca de 150 pessoas foram atendidas pelo Ipamb, para testes de glicemia e pressão arterial. A Clínica São Lucas, de Icoaraci, voluntariamente participou do projeto fazendo o diagnóstico de doenças como catarata.

Já a Secretaria Municipal de Saúde levou técnicos do departamento de Vigilância em Saúde (Devs) e realizou testes de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinas de HPV, tríplice viral e DT (tétano), além da entrega de panfletos de orientação sobre prevenção e tratamento de dengue e febre chikungunya, entre outras doenças. “Muitas pessoas ainda desconhecem os fatores de risco da dengue e chikungunya e sempre que a coordenação de educação em saúde do Devs é convidada a realizar palestras educativas nós vamos, juntamente com outros serviços como vacinas, palestras, visitas em escolas com orientações”, explicou a coordenadora da educação em saúde, Adriana Martins, lembrando ainda da importância da educação em saúde como promoção. “É importante frisar o que pode ser feito para afastarem os riscos de adoecer, e que a população tome para si a responsabilidade quanto aos hábitos para uma vida saudável, colaborando assim com a saúde pública”, reforçou.

A mãe da adolescente Maria Eduarda, 9, Lediane da Silva, levou a filha para fazer a primeira dose da vacina contra o HPV. “Ela resistiu um pouco achando que a vacina doía ou fazia mal depois, mas ela precisa saber que é desta forma que vai se prevenir. Qualquer vacina tem reação, até aquelas para recém-nascido. É natural”, frisou a dona de casa.

O titular da secretaria de saúde, Sergio de Amorim Figueiredo, avalia como positiva as ações conjuntas realizadas com outras secretarias da prefeitura. “Assim como as outras secretarias costumam ser parceiras, nós também somos, e quando se trata de levar à população serviços como estes, a Sesma reforça o seu principal objetivo, que é de ver a população saudável e bem informada”, ressaltou.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Tássia Barros – Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)