SeMOB promove palestra para alertar sobre segurança no trânsito

A campanha “Maio Amarelo” levou a Prefeitura de Belém à Faculdade Estácio do Pará (FAP), na noite desta quinta-feira, 12. O técnico em segurança e educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) Manoel Pinheiro participou de um bate-papo com os alunos de direito da instituição. Pinheiro ministrou a palestra “Uma Questão de Conscientização”, que alertou os estudantes a respeito dos perigos que a imprudência no trânsito pode trazer à população.

Para Manoel, a iniciativa da faculdade em levar este assunto tão importante até os alunos é louvável. “À medida que a instituição começa a pensar na relação que o trânsito tem com seus alunos, uma vez que locais como esses são bastante conhecidos como polos geradores de tráfego, é muito interessante. Além disso, em geral, as maiores vítimas no trânsito são jovens da faixa etária de quem está cursando faculdade. Então, sempre que surge uma oportunidade como essa a Prefeitura abraça a causa e se mostra disposta a colaborar”, disse.

A Organização das Nações Unidas (ONU) apresentou no ano passado dados em que foram registradas 1,25 milhão mortes por ano em todo o mundo envolvendo acidentes de trânsito. Este tipo de ocorrência é apontado como principal causa de morte entre os jovens com idades entre 15 e 29 anos.

De acordo com o estudante Henrique Teixeira, a consciência no trânsito é de extrema importância para se garantir a segurança do cidadão. “O trânsito não se faz sozinho, por isso é muito importante não pensarmos apenas em nós mesmos, mas no bem comum. Além de ser consciente no trânsito, precisamos também alertar nossos familiares, amigos e conhecidos. Afinal, é sempre melhor tomar todo tipo de precaução antes e poupar a vida de seus entes queridos”, avaliou.

Entre os pontos mais citados da palestra estiveram a importância do uso do cinto de segurança pelos passageiros do banco de trás do veículo, além dos tipos de infrações de trânsito mais cometidas por condutores e que, muitas vezes, contribuem para causar acidentes, como o uso de telefone celular enquanto se dirige.

A programação da Prefeitura de Belém no “Maio Amarelo” continua nesta sexta-feira, 13, com uma blitz educativa no cruzamento das avenidas Almirante Barroso com Governador José Malcher, a partir das 9h. Mais tarde, alunos da Faculdade Maurício de Nassau, situada na travessa Quintino Bocaiúva, 1808, participarão da palestra “Prevenção a Acidentes no Trânsito”, a partir 19h30.

Já na quinta-feira, 19, haverá blitz educativa no cruzamento da avenida Presidente Vargas com a rua Gama Abreu. Sexta, 20, os agentes educadores da Semob estarão na Escola Municipal Alfredo Chaves, na rua 2 de Dezembro, no bairro do Cruzeiro, em Icoaraci.

No dia 23 mais uma blitz educativa será realizada, dessa vez para os funcionários da Rede Celpa, na sede da empresa, na avenida Augusto Montenegro, a partir das 8h.

No dia 24 a Semob estará presente na Escola Estadual Professora Odete Marvão, situada na avenida Augusto Montenegro, passagem Oliveira, rua Oscarina Darc, 31.

O cruzamento da avenida Almirante Barroso com a travessa Tavares Bastos também recebe blitz educativa no dia 25 de maio.

O encerramento das ações será no próximo dia 31, com a equipe da Semob retornando à Escola Municipal Amália Paumgartten, no Guamá.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)