SeMOB tem novo pátio de retenção

A partir desta terça-feira, 10, os veículos recolhidos das ruas por alguma infração de trânsito passaram a ser conduzidos ao novo pátio de retenção de veículos da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB).O pátio, terceirizado, está localizado na Travessa Castelo Branco (terceira rua), 510, bairro do Tapanã, com acesso tanto pela rodovia do Tapanã quanto pela Arthur Bernardes.O novo pátio é administrado pela empresa VIP Gestão e Logística, vencedora de um processo licitatório por atender a todas as exigências técnicas, tais como dispor de 30 mil metros quadrados, capacidade para 900 veículos e toda uma infraestrutura com sistema de monitoramento por câmera, muro com cerca elétrica em toda a extensão e segurança armada 24 horas. “O antigo pátio não tinha condições de minimamente abrigar os veículos de forma segura, e temos que pensar que os veículos foram guinchados por cometerem infrações de trânsito, mas acima de tudo são bens de terceiros que precisam estar bem abrigados e com toda a segurança”, destaca Maisa Tobias, superintendente da SeMOB.Após a desocupação das antigas instalações do prédio da SeMOB, na Bernardo Sayão, os veículos guinchados estavam sendo conduzidos a um pátio municipal na própria rodovia do Tapanã, número 1000, ao lado do cemitério público, e os que ainda estiverem lá continuarão até a retirada por parte de seus proprietários. Apenas os veículos guinchados a partir desta terça-feira passarão ao novo endereço.Procedimento Ao ter o veículo removido pela fiscalização da SeMOB, o proprietário ou seu representante legal deve se dirigir primeiramente à sede da SeMOB, que fica localizada na Av. Júlio César, 1026-A, bairro de Val-de-Cans, munido dos documentos pessoais e do veículo, pagar as taxas devidas (guincho, diárias, multas de trânsito e licenciamento em atraso, se houver) e depois receber o termo de liberação para fazer a retirada do veículo no Tapanã.
O atendimento ao público funciona de 8 às 14h. Veículos apreendidos após às 14h de sexta-feira somente serão liberados na segunda-feira seguinte. Caso a documentação necessária a liberação esteja no interior do veículo, assim como objetos pessoais e de valor, o proprietário pode fazer a retirada no pátio de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Áreas Com o objetivo de desafogar o número de veículos apreendidos no pátio de retenção e descentralizar o local para onde todos os veículos guinchados por infração de trânsito são enviados, a SeMOB dividiu a cidade em três setores, cada um correspondendo a um pátio de retenção.
A intenção é que, futuramente, os veículos sejam conduzidos ao pátio mais próximo de onde foram removidos. O primeiro pátio que está sendo inaugurado corresponde à área 2, que compreende os bairros de Águas Lindas, Aurá, Barreiro, Bengui, Cabanagem, Castanheira, Curió-Utinga, Guanabara, Mangueirão, Maracangalha, Marambaia, Miramar, Parque Verde, Pedreira, Pratinha, Sacramenta, São Clemente, Souza, Tapanã, Telégrafo, Una e Val-de-Cans.
A área 1 já foi licitada e em breve estará em funcionamento. Dela fazem parte os bairros de Batista Campos, Campina, Canudos, Cidade Velha, Condor, Cremação, Fátima, Guamá, Jurunas, Marco, Nazaré, Reduto, São Braz, Montese (Terra Firme) e Umarizal.
Por fim, a área 3, que já passou por duas licitações sem propostas habilitadas, é formada pelos bairros dos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro e em breve deverá entrar em um novo processo licitatório.
Enquanto os pátios das áreas 1 e 3 não estiverem em pleno funcionamento, todos os veículos apreendidos serão levados ao novo pátio de retenção do Tapanã.