Trânsito em trecho liberado da Augusto Montenegro flui com tranquilidade

66091_202873Os moradores das áreas localizadas no entorno das obras do sistema BRT (Bus Rapid Transit) Augusto Montenegro já começaram a ter uma ideia da mudança significativa que o sistema promete trazer à população assim que for concluído. Desde setembro do ano passado, o trecho da rodovia Augusto Montenegro entre o Complexo do Entroncamento e a rua da Marinha estava parcialmente interditado para que as obras da primeira etapa do projeto pudessem ser concluídas. Desde o primeiro sábado de abril, este trecho foi totalmente liberado para veículos e para as linhas de ônibus que normalmente trafegavam pela via, mas que, devido ao ritmo acelerado das obras, precisaram ser desviadas para a rua da Marinha.

Com pouco mais de um quilômetro de extensão, o trecho liberado recebeu uma nova pavimentação asfáltica, com a utilização de 2.500 toneladas de asfalto do tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado Quente) e serviço de drenagem. Além disso, o projeto também prevê implantação de ciclovia sinalizada, construção de novas calçadas, iluminação e paisagismo.

Moradora do bairro da Nova Marambaia, a autônoma Georgete Souza acredita a liberação do trecho prova que tudo o que foi prometido pela Prefeitura de Belém está sendo cumprido. “Claro que uma obra desse tamanho traria problemas para a gente, mas nenhuma alteração foi realizada sem antes a Prefeitura nos informar por meio de reuniões marcadas com a comunidade”, afirma.

Georgete também acredita que com a liberação da avenida o número de fregueses vai aumentar. “Desde a interdição, a clientela tinha dado uma diminuída, mas como a parada de ônibus que fica em frente ao meu estabelecimento foi reativada, acredito que o movimento aumente”, espera.

Atuando como taxista há 19 anos, Raimundo Dias estava bastante satisfeito com a forma que o trânsito estava fluindo em frente ao ponto de táxi. “Era muito complicado fazer viagem por onde estava bloqueado. Agora não, pois podemos sair do ponto e seguir para o Entroncamento sem problemas”, diz.

Para a agente de trânsito Sandreane Sampaio, o fluxo de veículos nesta segunda-feira, 4, estava tranquilo. “Muitos motoristas de veículos pequenos ainda preferem pegar o desvio pela rua da Marinha, mas os itinerários originais das linhas de ônibus foram todos restabelecidos e as paradas de ônibus reativadas”, informa.

Mesmo com a liberação da avenida para veículos, as obras do BRT ainda estão ocorrendo, por isso a sinalização da via ainda não foi implantada. “Nós só podemos instalá-la quando a primeira etapa da obra, que vai até a Estação Mangueirão, for concluída. Por isso, é importante que o condutor tenha prudência ao transitar pela avenida”, orienta o engenheiro da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Luiz Saboia.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Tássia Barros – Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)