Transporte para Mosqueiro e Outeiro recebe reforço no feriado

55618_149469Em virtude do feriado da Semana Santa e a consequente procura de usuários pelas praias da capital, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), vai aumentar a frota de ônibus para os distritos de Outeiro e Mosqueiro. Ao todo nos dias de pico serão 50 ônibus a mais para Mosqueiro e 76 para Outeiro.

Para o distrito de Mosqueiro, além dos 18 ônibus que fazem as viagens regulares, serão incorporados à frota da linha especial Mosqueiro-São Brás 25 veículos de quinta a sábado. No domingo, 5, serão 50 veículos a mais e na segunda-feira, 30 veículos extras. Os ônibus começam a sair de Belém às 6h com intervalos médios de 20 minutos ou de acordo com a lotação do veículo. O último ônibus sai de Mosqueiro às 23h.

Os ônibus da linha especial Mosqueiro-São Brás saem do terminal na Av. Almirante Barroso, entre Av. Governador José Malcher e Praça Araújo Martins, com tarifa de R$ 3,90 e meia-passagem a R$ 1,95. Todas as categorias previstas para gratuidade têm isenção total na tarifa da linha especial.

Para Outeiro a operação de ônibus extras será realizada de sexta-feira a domingo, com o primeiro ônibus saindo de Belém às 8h e último saindo de Outeiro às 23h. Mas a Semob orienta o usuário que, se possível, antecipe a viagem pela parte da tarde, para evitar superlotação na volta para casa.

A linha sai do terminal localizado na Av. Almirante Barroso, entre Rua Cipriano Santos e Av. Ceará (Praça Araújo Martins), e terá 36 veículos extras à disposição da população tanto na sexta-feira, quanto no sábado. Já no domingo, 5, quando a demanda por transporte aumenta ainda mais, serão colocados 76 veículos. A tarifa é a mesma das linhas urbanas, R$ 2,20.

Cotijuba

Para Cotijuba, a Prefeitura de Belém disponibiliza também uma linha fluvial com barco para capacidade de 350 passageiros, com viagens diárias saindo de Icoaraci. De quinta-feira a sábado as viagens farão o trajeto Cotijuba-Icoaraci às 5h45 e 17h. Já o itinerário de retorno Icoaraci-Cotijuba será feito às 9h e 18h30.

No domingo, 5, por causa da maior demanda, as viagens Cotijuba-Icoaraci serão realizadas às 5h45, 16h e 18h. Já as viagens Icoaraci-Cotijuba, às 9h e 19h. Em virtude do feriado, a passagem tem tarifa diferenciada de R$ 4,80.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Arquivo Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)