Trecho da Av. Bernardo Sayão será interditado para retomada das obras de macrodrenagem

Bernado SayãoPara retomada das obras de macrodrenagem, a partir da próxima segunda-feira, 28, a Prefeitura de Belém fará a interdição do trecho da Av. Bernardo Sayão, entre Av. José Bonifácio e Passagem São Lázaro. Por questões de segurança, em virtude da necessidade de escavações que serão realizadas no local, o perímetro ficará bloqueado para o tráfego de veículos. Com a interdição, haverá mudança no itinerário dos ônibus que transitam na avenida.

O prazo para execução desta etapa da macrodrenagem, partindo da Av. José Bonifácio até a Rua Augusto Correa é de 12 meses. No entanto, neste primeiro segmento, a interdição será de até quatro meses. O perímetro inicial da via, desde a Rua Augusto Correa até a Passagem São Lázaro, permanecerá aberto para veículos nesta primeira etapa de obras.

Este mesmo trecho da avenida já havia sido interditado em 2011. Mas, em decorrência da paralisação das obras, a via foi liberada para o trânsito de veículos. Na época, os serviços foram suspensos porque a construtora responsável demonstrou não ter capacidade para cumprir os serviços remanescentes, motivo pela qual a Prefeitura de Belém não renovou o contrato para a prestação do serviço em 2013. Uma nova licitação foi feita em 2014, porém nenhuma empresa se habilitou para concorrer.  Posteriormente nova licitação foi realizada, mas a empresa vencedora apresentou incapacidade financeira e econômica para prosseguir e o contrato foi rescindido. Desta forma, a segunda colocada do certame foi, por fim, convocada para execução das obras.

“Os serviços foram retomados no início do mês de agosto com execução de canteiro de obras, regularização de documentações e mobilização de máquinas, equipamentos e pessoal. No dia 15 de setembro os tapumes começaram a ser confeccionados e implantados para isolar o local”, explica o diretor geral da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Benevenuto Vieira.

O diretor detalha que a obra consiste na macrodrenagem do canal da Av. Bernardo Sayão, através da construção de um sistema de galerias de concreto armado que abrangem a canalização da água da chuva com direcionamento para um único canal de descarga até o rio Guamá. O projeto abrange ainda a implantação de melhorias no sistema viário através da urbanização e duplicação da Av. Bernardo Sayão, que passará a ter quatro pistas (duas de cada lado) e um canteiro central arborizado com ciclovia e calçadas.

Itinerário dos ônibus

Com o bloqueio da via, usuários do transporte coletivo devem ficar atentos para as alterações de itinerários nas linhas que circulam na área. As linhas Marituba-UFPA, UFPA – Ver-o-Peso e UFPA – Presidente Vargas serão desviadas pela Rua Augusto Corrêa, Rua Barão de Igarapé Miri e avenida José Bonifácio rumo à São Brás. Já as linhas Cremação – Alcindo Cacela, Cremação – Estrada Nova, UFPA – Alcindo Cacela, UFPA – Padre Eutíquio e UFPA – Pedreira farão a mesma rota, mas acessarão a esquerda na avenida José Bonifácio para chegar à Bernardo Sayão.

A linha UFPA – Centro Histórico fará na ida para o centro da cidade o trajeto da  Augusto Corrêa, Bernardo Sayão, Passagem Rui Barbosa, Passagem Popular, Avenida José Bonifácio, Bernardo Sayão até o centro da cidade. Na volta a linha vem pela Bernardo Sayão, segue pela José Bonifácio, Passagem Santa Fé, Passagem São Lázaro e Bernardo Sayão a destino.

Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) atuarão nos locais de desvio com objetivo de orientar os condutores de veículos. Desde a semana passada, a Semob faz ação junto aos moradores da área alertando sobre a mudança no itinerário dos ônibus.

Texto: Lauro Lima / Ascom-Sesan

Com informações da Semob

Texto: Lauro Lima
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus