Túnel do Entroncamento será interditado para limpeza neste sábado

Sem Descrição

A partir das 8h deste sábado, 07, a Prefeitura de Belém executa manutenção, limpeza e desobstrução da rede de drenagem no túnel do Entroncamento.

Para a execução do trabalho, o acesso ao túnel será interditado somente no sentido Belém-Ananindeua. Os trabalhos vão durar todo o dia, com previsão de conclusão e liberação para o fluxo de veículos no final da tarde.

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estarão no local orientando os condutores, que utilizarão apenas a lateral do túnel para ter acesso à BR- 316.

O serviço será executado pela equipe do departamento de drenagem urbana da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). “Este é um trabalho recorrente já que os sedimentos se acumulam na rede de drenagem e precisam ser retirados para evitar obstrução e alagamentos”, explica o diretor geral da Sesan, Benevenuto Vieira.

O diretor detalha que, durante a chuva, a água do entorno desce pelo túnel e segue por um sistema de canaletas até um poço de contenção e armazenamento que fica no terreno do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).  “Deste local, através de bombeamento, a água é lançada para a rede de drenagem da Av. João Paulo II. Se alguma parte deste mecanismo estiver obstruída ocorre alagamento”,explica.

Aproximadamente 40 agentes de limpeza atuarão na manutenção do túnel. A Sesan vai utilizar dois caminhões hidrojatos, quatro caçambas e dois carros-pipa para realizar o serviço.

No sentido de entrada da cidade, o mesmo serviço será realizado no próximo sábado, dia 14.

Texto: Lauro Lima
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN)