Visitantes aprovam a ordenação no trânsito e travessia segura no acesso aos cemitérios no Dia de Finados

No feriado de Finados, nesta quinta-feira, 2, a demanda aos cemitérios aumenta, para homenagens aos parentes e amigos já falecidos. Para garantir maior fluidez ao trânsito, em função da grande movimentação de veículos e de pedestres nos acessos aos cemitérios, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) atua nos principais cemitérios da cidade, na orientação do trânsito, para garantir fluidez e segurança dos visitantes.

Orientação – A avenida José Bonifácio,  no trecho entre as ruas Paes e Souza e dos Mundurucus,  está com sentido único, no trecho do cemitério Santa Izabel,  no Guamá.  Agentes de trânsito se posicionaram na esquina da José Bonifácio com a rua dos Caripunas para organizar o fluxo oriundo da Caripunas no acesso à José Bonifácio, no sentido São Brás, e garantem a travessia segura de pedestres na via.

Outra equipe atua na avenida  José Bonifácio, em frente ao Santa Izabel, para orientar o trânsito e permitir a travessia segura na faixa de pedestre. “Está tranquilo, os agentes estão orientando os motoristas e  ajudando na travessia de pedestre”, pontuou a aposentada  Catarina Gonçalves.

Ônibus – Agentes de transporte se posicionaram na avenida Castelo Branco com a rua dos Caripunas, na ordenação do acesso de veículos pela Caripunas e na orientação aos motoristas de ônibus que não podem acessar a referida via, como normalmente ocorre, visto que a José Bonifácio está com sentido único para São Brás.

Marambaia – No cemitério São Jorge, a atuação é na orientação,  organização do fluxo de veículos  nos dois sentidos da rua da Mata e permitir a travessia segura na faixa de pedestre em frente ao logradouro localizado no bairro da Marambaia. No cemitério Tapanã o trânsito estava tranquilo,  pela manhã.  Uma equipe da Semob atou em rondas no local.

Travessia segura – A pedagoga Valeska Lôla e a mãe, a professora aposentada, Iracy Lôla compraram flores para homenagear os parentes que se encontram sepultados no cemitério Santa Izabel.  Valeska aprovou a atuação da Semob. “Está organizado.  As agentes estão orientando e ajudando na travessia,  pois existem condutores desatentos”, observou a pedagoga.

A aposentada Maria Morais entrou apressada no cemitério para encontrar a família para a homenagem aos entes queridos já falecidos. Disse se sentir segura na travessia com a presença dos agentes. “Apesar de tirar os ônibus daqui,  tem muito veiculo circulando e os agentes ajudam a atravessar com segurança”, disse.

A artesã Socorro Pinto chegou cedo ao cemitério, justamente para evitar a grande movimentação de pessoas e de carros. Ela atravessou na faixa em frente ao Santa Izabel com tranquilidade.  “Me senti segura com a presença dos agentes da Semob,  que nos ajudaram na travessia na faixa “, disse.

Texto:

Rosangela Gusmao